A secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande, por meio da Vigilância Epidemiológica e Ambiental e do Centro de Controle de Zoonoses, divulgou o décimo boletim de monitoramento da qualidade do ar no Município, o VigiAr.
Ao contrário do início da semana, este relatório aponta para uma recuperação da qualidade do ar, considerada regular, mas ainda chama à atenção para manutenção do nível muito alto (8) de incidência dos raios ultravioletas (UV).
A incidência dos raios UV atingiu o nível 8, na semana passada, índice considerado muito alto numa escala que vai de 1 a 14. Em razão disso, é necessário evitar a exposição ao sol, não apenas como forma de prevenir o câncer de pele, como também das outras lesões provocadas pelos raios UV.
Os danos provocados pela exposição solar são cumulativos e os cuidados especiais devem ser tomados todos os dias. “Evitar o sol ao meio-dia, permanecendo na sombra. Usar camisa, boné e protetor solar. Ingerir muito líquido, principalmente água para evitar desidratação e evitar atividades ao ar livre entre os períodos de 10h às 16h. Se possível evitar atividades de educação física, substituindo as mesmas por atividades lúdicas”, diz o relatório.
Desde o início do mês de julho a Vigilância Ambiental vem realizando o trabalho de monitoramento da qualidade do ar. O boletim sobre as condições do ar na cidade será emitido duas vezes por semana, as terças e quintas-feiras.