A Polícia descobriu que a quadrilha responsável pelo assalto a casa de um policial civil anteontem à tarde, no bairro Coophema, em Cuiabá, tinha planejado a ação com o objetivo de roubar a arma do policial. No assalto, um ladrão morreu, outro ficou baleado e o terceiro conseguiu fugir. No mês passado, o mesmo bando tinha arrombado uma casa de outro policial para furtar um revólver. Numa terceira etapa, eles iriam assaltar a casa de um policial federal em busca de mais armas.
Investigações da Delegacia do Complexo do Coxipó apontam que as armas seriam usadas para a prática de assaltos em bairros próximos. Eles pretendiam armar os integrantes do bando, principalmente os adolescentes. Os bandidos estavam à procura de pistolas.
Durante o assalto, os bandidos trocaram tiros com os policiais. No confronto, morreu o jovem Relber Castro da Costa, de 19 anos. Um adolescente de 17 anos, ficou ferido na perna direita e está internado em estado grave no Pronto Socorro de Cuiabá (PSC). O terceiro assaltante, identificado como “Dudu”, conseguiu fugir. Com os ladrões, a Polícia apreendeu dois revólveres.
De acordo com as investigações, o bando se reunira dias antes às margens do rio Cuiabá para planejar o assalto. Eles pretendiam invadir a casa para roubar vários pertences e a pistola calibre 40 do policial. O bando original era composto por oito integrantes, dos quais apenas três invadiram a casa, enquanto que cinco ficaram de fora. Eles renderam primeiramente o pedreiro, que fazia uma reforma na casa.
“O policial não mora mais lá. Só a mãe dele. Por acaso ele foi lá visitá-la e houve o confronto”, explicou um policial da Delegacia do Complexo do Coxipó. Com o pedreiro rendido do lado de fora, dois ladrões entraram na casa e vasculharam tudo em busca da arma. Nesse ínterim, o policial chegou de motocicleta.
“O policial voltava de uma audiência no Fórum Criminal e estava com o colete enrolado na mão, junto com a arma. Assim que foi rendido pelo ladrão, aproveitou um vacilo dele (do assaltante) e atirou. O adolescente percebeu a manobra e tentou fugir, mas acabou baleado na perna. O Dudu fugiu”, disse um policial.
Levado ao Pronto Socorro de Cuiabá (PSC), o adolescente passou pelo box de emergência e está em observação. Policiais do Complexo do Coxipó fazem a escolta do garoto. Assim que receber alta médica, será encaminhado para a Delegacia Especializada do Adolescente (DEA).
Conforme os policiais, há duas semanas quatro integrantes do bando foram reconhecidos em cinco assaltos ocorridos nos últimos meses numa rua do Jardim Gramado. Os ladrões chegaram a levar jóias e dinheiro. Como estavam sem prisão preventiva, foram liberados.
fonte dc