quinta-feira, 07/11/2024
InícioMundoPutin acusa EUA de interferir em processo eleitoral russo

Putin acusa EUA de interferir em processo eleitoral russo

O presidente russo Vladimir Putin acusou os Estados Unidos de terem pressionado a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) para não enviar observadores às eleições parlamentares da semana que vem na Rússia. A organização negou a acusação.

A dura declaração de Putin reflete o crescente esfriamento das relações entre Moscou e Washington e indica que qualquer crítica da administração do presidente norte-americano George W. Bush ao pleito de 2 de dezembro irá prejudicar ainda mais os já tensos laços.

“Segundo informações que dispomos, mais uma vez isso foi feito com o aconselhamento do Departamento de Estado dos EUA e sem dúvida vamos levar isso em consideração em nossa relação com aquele país”, disse Putin, referindo-se à decisão do começo do mês da OSCE sobre não enviar observadores. O Kremlin está usando todas as suas armas para conquistar uma vitória para o governista partido Rússia Unida nas votação de 2 de dezembro – abrindo a possibilidade de Putin manter seu domínio do poder mesmo depois de deixar a presidência, no ano que vem. A constituição impede que ele se candidate a um terceiro mandato consecutivo. Hoje, a Câmara Alta do Parlamento formalizou para 2 de março a data da eleição presidencial.

O escritório de monitoramente eleitoral da OSCE anunciou em 16 de novembro que não iria enviar uma missão à Rússia, alegando que Moscou não havia emitido vistos a tempo e criado outros obstáculos. A Rússia também havia dito que permitiria a entrada de apenas 70 observadores da Organização – bem menos do que nas eleições anteriores. Putin disse que a recusa visava colocar dúvida sobre a legitimidade da eleição. “O objetivo deles é claramente fazer as eleições parecerem ilegítimas, mas eles não terão sucesso”, afirmou Putin em reunião patrocinada pelo Rússia Unida.

Acusação “Absurda”

A Embaixada norte-americana em Moscou negou-se a comentar imediatamente a acusação. Uma porta-voz do escritório de monitoramento eleitoral da OSCE, Urdur Gunnarsdottir, classificou a acusação de Putin de “absurda”. Ela disse que a decisão foi tomada pelo diretor do Escritório de Instituições Democráticas e Direitos Humanos da Organização, baseado em Varsóvia, em consulta com especialistas eleitorais. “Não foi uma recomendação de nenhum governo, e certamente não do governo dos EUA”, garantiu Gunnarsdottir.

Quando a OSCE anunciou que não enviaria observadores, o Departamento de Estado dos EUA criticou as limitações impostas por Moscou a observadores internacionais e disse que o Kremlin havia deliberadamente impossibilitado a atuação de fiscais. Autoridades russas responderam então que era a OSCE que estava criando os problemas, a mando dos EUA. A OSCE – que inclui os EUA, Canadá, países europeus e ex-repúblicas soviéticas – é considerada no Ocidente como a maior autoridade para atestar se uma eleição respeitou ou não princípios democráticos.

Protestos

A Rússia e alguns de seus aliados acusam os monitores da OSCE de apoiar tacitamente forças oposicionistas pró-Ocidente. Os pareceres eleitorais da OSCE foram considerados fatores-chave no encorajamento de protestos maciços na Geórgia e Ucrânia que levaram ao poder líderes pró-ocidentais.

Hoje, o governo alemão exigiu a libertação do ex-campeão mundial de xadrez Garry Kasparov, preso junto com outros líderes da oposição no fim de semana quando participavam de uma manifestação contra o governo russo em Moscou e em São Petersburgo. Uma corte de apelação de Moscou confirmou a pena de cinco dias aplicada a Kasparov por participar de manifestação não autorizada.

USeg

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes