Pelo menos 2,7 mil famílias estão cadastradas junto ao Programa Saúde da Família (PSF) no bairro da Manga em Várzea Grande e recebem periodicamente o acompanhamento das equipes médicas da unidade.
A novidade em 2009 ficou por conta de acompanhamento psicológico e de assistência social através dos programas Cras e Creas.
Além do atendimento nas residências a unidade de saúde foi responsável 2,35 mil procedimentos e receber diariamente 200 pacientes para consultas
médicas, de enfermagem, curativos, controle da pressão arterial e diabetes, e, orientações com nutricionista.
Entre a realização de exames de rotina três casos de osteoporose foram diagnosticados, e 12 pessoas foram encaminhadas para biópsia após consulta preventiva do câncer bucal e três já estão em tratamento.
Campanhas abordando a gripe influenza A, dengue, tuberculose, hanseníase, Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST, AIDS, cuidados com idosos,
distribuição de kits bucais e ações pedagógicas no dia da criança, também foram desenvolvidas pela unidade de saúde.
“Nossa missão é de ofertar um serviço de saúde com qualidade e que atenda as necessidades da comunidade de um modo geral, e isso não se resume em consultas médicas. Nossos clientes são pessoas carentes e muitos beneficiários do bolsa família”, avalia a diretora do PSF, Arlete Gonçalves.
O PSF da Manga conta hoje com três equipes de trabalho, cada uma composta por médico generalista da família, enfermeira, dois técnicos em enfermagem, seis agentes comunitários de saúde e nutricionista.