sábado, 05/10/2024
InícioPolíticaPSDB consegue liminar para anular sessão que mantém mandato de Donadon

PSDB consegue liminar para anular sessão que mantém mandato de Donadon

Acaba de ser concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, liminar a pedido do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) para anular a sessão ocorrida na Câmara dos Deputados na última quarta-feira, 28, que decidiu pela manutenção do mandato do deputado federal Natan Donadon (ex-PMDB-RO).

O pedido foi apresentado no dia 29 deste mês e com a decisão do tribunal, a Mesa Diretora da Câmara fica responsável por decidir pela perda de mandato do deputado sem aprovação do plenário, uma vez, que a votação foi anulada.

Para o Líder da oposição na Câmara, deputado Nilson Leitão, “o STF corrige um grande erro cometido pela mesa diretora. Eu que votei pela cassação fico feliz porque o partido tomou uma iniciativa imediata. O PSDB está de parabéns, especialmente o nosso líder, deputado Carlos Sampaio, e o presidente, Senador Aécio Neves”.

Donadon foi acusado de participação do desvio de cerca de R$ 8 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia em simulação de contratos de publicidade. Enquadrado no crime de peculato e formação de quadrilha, o julgamento do parlamentar ocorreu no STF por ele ter foro privilegiado, prerrogativa dos parlamentares.

Atualmente, mesmo tendo condenação em última instância, a lei determina que para existir a cassação do mandato é indispensável a votação secreta no plenário da Câmara. São necessários 257 votos favoráveis à perda do mandato, a maioria absoluta dos 513 deputados.

Na votação do deputado Donadon, o quórum de parlamentares presentes era baixo, menos de 410. Ao todo foram 233 favoráveis, 131 contra e houve 41 abstenções, não sendo possível alcançar o total necessário para cassá-lo.

O Congresso segue agora debatendo para votar proposta que prevê perda automática do mandato de parlamentar condenado no Supremo, em sentença definitiva, por improbidade administrativa ou por crime contra a administração pública.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dez − oito =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes