Os encontros regionais promovidos pelo Partido Social Democrático (PSD) serão realizados em Cuiabá e Várzea Grande nesta semana. Na capital de Mato Grosso, o evento acontece na quinta-feira (25), às 19h, na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). Já na sexta-feira (26), a reunião ocorre na segunda maior cidade do Estado, às 19h, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Na última semana, o partido realizou seis encontros: Sinop, Confresa, Barra do Garças, Cáceres e Tangará da Serra. De acordo com o presidente regional do PSD, vice-governador Chico Daltro, as reuniões estão sendo promovidas para definir estratégias para as eleições proporcionais e receber novas filiações.
“O partido deliberou que no restante de 2013, faremos um trabalho de organização e preparação das chapas proporcionais, debatendo o perfil e alcance de cada candidatura por região para definir o planejamento estratégico”, explicou.
A disputa majoritária, ou seja, para o governo do Estado e Senado Federal será debatida pelo partido, somente em 2014. “No próximo ano, vamos nos concentrar nas conversações e definir as candidaturas majoritárias. Temos boa estrutura em função de contarmos com o maior número de prefeitos, vices e vereadores, além da segunda maior bancada na Assembleia Legislativa e a maior na Câmara Federal”, argumentou Chico Daltro.
De acordo com o secretário-geral do partido, deputado estadual José Riva, a intenção do partido é eleger sete deputados estaduais e dois federais. “O momento é de afinar a base e construir chapa sólida para as oito vagas na Câmara Federal e 24 na Assembleia Legislativa. Costumo dizer que partido político se constrói a partir da base, como em uma casa, que começa pelo alicerce. O partido estando bem nas eleições proporcionais, naturalmente estará na majoritária, com candidatura própria ou aliando a um partido que tenha forte postulante”, disse.
Sobre os seis encontros já realizados, Riva fez avaliação positiva. “Fizemos uma rodada de encontros positiva, o partido está solidificado no interior, nunca estivemos tão bem e teremos candidaturas fortes em todas as regiões. A impressão das reuniões foi muito boa, pelo engajamento da base, comprometimento dos prefeitos e vereadores, vamos ter chapa completa para deputado estadual e federal, pois temos bons nomes”.
Apesar de ser um momento em que as filiações são permitidas até o dia 4 de outubro, Riva afirma que o PSD não buscará novos membros a qualquer custo. “Não vamos fazer um verdadeiro patrulhamento, como outros partidos fazem”, criticou.