A cúpula do Partido Social Democrático (PSD) se reuniu com o governador Silval Barbosa (PMDB). Na oportunidade, os peessedistas posicionaram o chefe do Poder Executivo sobre a situação das secretarias comandadas pelo partido. O secretário-geral da sigla e presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, disse que o encontro faz parte da rotina para que ocorra sintonia nas ações.
Riva explicou que o PSD apresentou ao governador o levantamento feito em cada secretaria. E que o chefe do Palácio Paiaguás foi receptivo ao garantir que vai agendar reuniões individualizadas com os secretários para discutir minuciosamente a situação de cada pasta.
“É uma reunião rotineira, pois o PSD quer produzir. Quer mostrar resultado. E, para isso, tem que estar permanentemente conversando com o governador para posicioná-lo quanto à situação de cada secretaria. O PSD quer sintonia, não adianta assumir uma pasta e o secretário ficar sem respaldo”, defendeu Riva.
Para Riva, os secretários peessedistas já tiveram tempo suficiente para fazer a radiografia das secretarias ocupadas: Secretaria Estadual de Cidades (Secid), sob o comando do presidente regional do PSD, vice-governador Chico Daltro; Secretaria deDesenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), sob o comando do ex-presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Meraldo Sá e a Secretaria de Cultura (SEC), comandada por Jante Riva. Outros órgãos chefiados por representantes da legenda são: Empaer e Cepromat, sob os comandos de Valdizete Nogueira e Wilson Teixeira, o Dentinho, respectivamente.
O secretário-geral do PSD lembra que desde quando houve a troca de secretários, a preocupação é a mesma: aplicar bem os recursos arrecadados, tornando melhor a qualidade de vida do cidadão. “É preciso fazer chegar à ponta, no cidadão, os investimentos. Essa é a preocupação do partido”, argumentou.
A situação precária das estradas também foi mencionada. Segundo ele, o alerta foi dado muito antes do início do período chuvoso. “Temos que ser realistas. Faltou trabalho de base, pois sabíamos que teríamos problemas com as chuvas como falei em dezembro na tribuna da Assembleia Legislativa. Fica a lição de que é preciso fazer o trabalho preventivo”, frisou, ao lamentar que hoje tenham cidades isoladas, e em muitos casos, sem condições de fazer os reparos necessários.
Riva também reafirmou que no Colégio de Líderes será elaborada a agenda emergencial para ser entregue ao governador. Os deputados vão apontar as ações prioritárias de cada município. O parlamentar concluiu citando as primeiras medidas executadas. “Já vi a presença do governo, com máquinas nas estradas. Também começou a chegar óleo diesel para amenizar a situação”, ponderou.
A secretária de Cultura, Janete Riva, não participou da reunião desta segunda-feira porque cumpria agenda com o Conselho Estadual de Cultura.