Dos 141 municípios de Mato Grosso, o Partido Social Democrático (PSD) venceu em 39 cidades e é a legenda que mais elegeu prefeitos no Estado nas eleições deste ano.
O número mostra que os peessedistas comandam a partir de janeiro do próximo ano, as prefeituras municipais de 27,86% dos municípios do Estado.
Em segundo lugar aparece o PMDB, que obteve vitória em 29 cidades de Mato Grosso, o que representa 20,71%, seguido do PR, com 14 prefeitos eleitos neste domingo (7).
Além dos 39 prefeitos, o PSD elegeu 15 vices, 257 vereadores e participou de coligação vencedora em 16 municípios do Estado.
As principais lideranças do PSD comentaram o desempenho do partido e avaliaram positivamente, em função da expectativa inicial ser justamente de eleger entre 35 a 45 prefeitos e de 250 a 300 vereadores.
De acordo com o vice-governador e presidente regional do partido, Chico Daltro, os números mostram o protagonismo da legenda no Estado. “O PSD é o maior partido de Mato Grosso e confirmamos nas urnas, com o trabalho das nossas bases que se empenharam diariamente para esta conquista”, salientou
Secretário-geral do partido e presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, lembrou que mesmo com a falta de estrutura, o PSD foi o maior vitorioso nas urnas. “Saímos por cima, o PSD lutou com as armas que tinha e se fortaleceu com as eleições de 2012 devido ao quadro que elegeu. Isso é ótimo para o partido que nunca tinha passado pelo teste das urnas”, avaliou.
Riva comentou que das cidades polos de Mato Grosso, o PSD disputou em quatro e venceu em um município, Barra do Garças. “Em Cuiabá, a eleição polarizou entre dois candidatos, em Várzea Grande, o prefeito Tião da Zaeli teve uma votação expressiva, alcançando 30% dos votos válidos. Já em Cáceres, perdemos por menos de 300 votos, mas o Dr. Leonardo Albuquerque é um vitorioso, que se tornou uma grande liderança da região”, pontuou.
O deputado federal Eliene Lima lembrou que o PSD confirma a sua predominância no Estado como maior partido, elegendo o maior número de prefeitos e inúmeros vereadores. “Com a liderança do deputado Riva, a atuação dos parlamentares, não tenho dúvida que o resultado maior do partido será em 2014”, afirmou.
Já o deputado federal Homero Pereira destacou o número elevado de prefeitos eleitos na primeira eleição disputada pelo partido. “O desempenho foi excelente, pois foi vez que o partido participou de um pleito eleitoral. Saímos vitoriosos das urnas”, avaliou.
Confira a lista de prefeitos eleitos pelo PSD neste domingo:
Acorizal – Chindo
Barra do Bugres – Júlio Florindo
Barra do Garças – Roberto Farias
Brasnorte – Tarciso Aguiar
Campos de Júlio – Dirceu Comiran
Canabrava do Norte – Valdez Viana
Canarana – Evaldo Diehl
Cláudia – João Batista
Confresa – Gaspar Lazari
Denise – Pedro Tercy
Diamantino – Juviano Lincoln
Dom Aquino – Josair Lopes
Feliz Natal – Tony Dubiella
General Carneiro – Magali Vilela
Itanhangá – João C. Branca
Itaúba – Raimundo Zanon
Jangada – Valdecir Kemer, o Gauchinho
Juara – Alcir Paulino
Juscimeira – C. do Posto
Lambari D´Oeste – Maria Manea
Marcelândia – Arnóbio Vieira
Mirassol do Oeste – Elias Leal
Nortelândia – Neurilan Fraga
Nova Bandeirantes – Solange Kreidloro
Nova Nazaré – Railda Alves
Nova Santa Helena – Dorival Lorca
Nova Xavantina – Gercino Caetano
Novo Horizonte do Norte – João Antônio
Peixoto de Azevedo – Sinvaldo Brito
Porto Alegre do Norte – Emival Freitas
Poxoréu – Jane Lopes
Ribeirãozinho – Professor Marcos
Santa Carmem – Alessandro Nicoli
São José do Xingú – Raquel Coelho
Sapezal – Ilma Grisoste
Serra Nova Dourada – Japonês
Tesouro – Professor Hilton
Torixoréu – Odoni Coelho