Começam nesta quinta-feira as incrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior. Para o primeiro semestre de 2013, são oferecidas 144.639 bolsas, sendo 99.223 integrais e 45.416 parciais. As inscrições seguem até o dia 21 de janeiro e devem ser realizadas exclusivamente pelo site do programa (siteprouni.mec.gov.br).
Candidatos com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa podem se inscrever para as bolsas integrais. Já aqueles que possuem renda familiar de até três salários mínimos por pessoa estão aptos a pleitear benefícios parciais, que custeiam 50% do valor do curso.
Para pleitear o benefício, o estudante precisa ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e obtido média igual ou superior a 450 pontos, além de não ter zerado na redação. É necessário ainda ter realizado todo o ensino médio em escolas da rede pública.
A primeira lista com nomes de aprovados será divulgada no dia 24. Os selecionados terão até o dia 31 para comparecer à instituição de ensino escolhida e comprovar as informações fornecidas no ato da inscrição.
A segunda chamada está programada para o dia 8 de fevereiro, com período de matrículas até 19 do mesmo mês. Quem não for selecionado nas duas primeiras convocações poderá se inscrever na lista de espera, nos dias 24 e 25 de fevereiro.
Confira o passo a passo de inscrição no Prouni:
1
Calendário: datas de inscrição e divulgação de aprovados
As inscrições para o Prouni começam em 17 de janeiro e se estendem até o dia 21 do mesmo mês. Assim como o Sisu, todos os procedimentos serão on-line, no site do programa. Quem não tem acesso à internet em casa, pode procurar uma das instituições de ensino que aderiram ao programa. Elas são obrigadas a disponibilizar computadores aos candidatos.
Revista Veja