Uma pesquisa divulgada em dezembro de 2019 pela ISAPS – Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, no ano de 2018, aponta que a colocação de prótese de mama ainda é uma das cirurgias plásticas mais procuradas pelas mulheres no Brasil que é um dos campeões em procedimentos estéticos no mundo.
A colocação de prótese de silicone ou mama corresponde a 20% das cirurgias plásticas realizadas anualmente no país. Depois vem lipoaspiração (16,1%) e abdominoplastia (15,9%).
O implante por próteses é para aumentar mamas pequenas, flácidas ou com alguma deformação.
De qualquer forma se você tem interesse em colocar a prótese de silicone o primeiro passo é consultar um cirurgião plástico habilitado para que o sonho não vire pesadelo.
É importante tirar todas as dúvidas de tamanho, peso, simetria, pós-cirúrgico e fazer os exames pré-operatórios para ver se está apta a passar por esse procedimento que tem que ser feito em ambiente hospitalar.
Na consulta você deve conversar com o cirurgião de qual formato é o mais indicado para seu corpo. Sé é a prótese Anatômica que dá um aspecto super natural, já que seu formato é como o de uma gota.
Se deve ser a Cônica: indicada para pacientes que têm o tórax bem estreito, e que desejam uma mama projetada.
Ou ainda a Redonda: que dá um bom preenchimento do colo mamário, além de preencher a parte superior da mama.
Após a escolha da prótese e os resultados dos exames é marcada a cirurgia. Em seguida vem a fase dos cuidados pós-operatórios que são fundamentais para que a prótese tenha o efeito desejado.
Isso inclui evitar atividades físicas por 14 dias a 21 dias, pois os braços devem ficar em repouso, já que um simples movimento pode romper os pontos e deslocar a prótese, o uso do sutiã para dar suporte no pós-cirúrgico por volta de dois meses ou conforme recomendação médica, dormir apenas de barriga para cima e tomar a medicação anti-inflamatória indicada pelo médico.
O resultado final pode ser conferido com 06 meses, quando estará totalmente desinchado.
Hoje as próteses são de silicone gel, assim em caso de furar não escorre para o organismo e com a tecnologia não é mais necessário trocar a cada 10 anos.
Vale lembrar que como toda a cirurgia o implante de silicone oferece risco. Portanto antes de colocar a prótese converse com o seu cirurgião e tenha certeza do tamanho que quer colocar para depois não se arrepender e ter que fazer uma nova cirurgia para reduzir, aumentar ou ainda retirar (explante).
Benedito Figueiredo Junior é cirurgião plástico na Angiodermoplastic. CRM 4385 e RQE 1266. Email: drbeneplastica@gmail.com