Outro benefício observado por especialistas
Créditos: Maryjanesattic/Pixabay
Presença garantida na rotina de alimentação de milhares de brasileiros, a couve-flor é considerada um superalimento essencial para a saúde dos rins. Ele não só ajuda a regular a função renal, mas também apontado como um remédio natural para o tratamento do diabetes. Além disso, possui dois compostos que ajudam a prevenir vários tipos de câncer.
Estudos recentes sobre os benefícios da alimentação mostram que os vegetais de folhas verdes como brócolis, acelga ou alface, possuem grande quantidade de antioxidantes, minerais e vitaminas essenciais. Nenhum deles, no entanto, superou a couve-flor. Para os especialistas, o vegetal é especialmente rico em teor de fibras, o que a torna muito útil para a digestão e promove a eliminação de toxinas do corpo.
Benefícios da couve-flor
O vegetal promove a função renal por conta do alto teor de fibras, que combina muito bem com níveis mínimos de sódio e potássio. Outro benefício observado por especialistas destaca a degeneração celular graças ao seu alto teor de vitamina C. Além disso, esta vitamina, quando adicionada ao potássio contido neste vegetal, ajuda a controlar os níveis de glicose (açúcar no sangue) e prevenir o diabetes.
É preciso destacar também a riqueza da couve-flor em vitaminas do grupo B, como B1, B2, B3, B6 e ácido fólico. Estes intervêm na redução da gordura no sangue e na produção de glóbulos vermelhos, que ajudam a reduzir o colesterol no sangue.
Ajuda na perda de peso: o vegetal também é altamente indicado em dietas para perder peso, já que a quantidade de gordura que contém é muito pequena, mas a contribuição de óleo ômega 3 é significativa. É também um vegetal diurético.
Aliado contra o câncer
A couve-flor contém compostos que proporcionam proteção extra contra o câncer, segundo estudos recentes. O motivo é o conteúdo de sulforafano, componente que fortalece as células que auxiliam no combate aos tumores. O sulforafano também ajuda a proteger os tecidos da retina dos danos causados pelo estresse oxidativo, tornando-o um alimento que pode ajudar a prevenir a deficiência visual ou doenças relacionadas ao envelhecimento relacionado à idade, como a catarata.