“O trabalho voluntário é uma ação solidária onde a pessoa ajuda sem ser recompensada, ela faz por livre escolha e faz porque gosta e quer”. Baseado nesse conceito, o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Savi (PR) apresentou projeto de lei que institui a Política Estadual para Serviços Voluntários em Defesa Civil no Estado de Mato Grosso.
A proposta, apresentada tem por finalidade promover a participação das pessoas e o voluntariado em ações de defesa civil em Mato Grosso. Nesse sentido, o parlamentar define como Defesa Civil, o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas destinadas a evitar desastres ou minimizar seus impactos para a população e restabelecer a normalidade social.
Entre os objetivos da Política Estadual para Serviços Voluntários em Defesa Civil estão: estimular e valorizar a participação das pessoas em ações de defesa civil; promover a cultura e as ações de altruísmo e solidariedade, e aguçar na população a percepção de riscos oriundos em desastres naturais.
Como instrumentos da Política proposta, que segue os ditames previstos na política nacional de Defesa Civil, o deputado aponta a elaboração de um Plano de Trabalho e a colaboração entre diferentes órgãos públicos dos entes federados para o cumprimento das suas diretrizes e dos seus objetivos.
O deputado argumenta, na justificativa do projeto, que ao analisar os motivos que mobilizam em direção ao trabalho voluntário, descobrem-se, entre outros, dois componentes fundamentais: o de cunho pessoal, a doação de tempo e esforço como resposta a uma inquietação interior que é levada à prática, e o social, a tomada de consciência dos problemas ao se enfrentar com a realidade, o que leva à luta por um ideal ou ao comprometimento com uma causa.
Em resumo, o trabalho voluntário é uma ação de qualidade, feito com prazer em direção a uma solução que não precisa ser necessariamente grande, mas precisa ser eficiente. “Por isso, cremos que o credenciamento de organizações de voluntários, bem como a regulamentação da formação, capacitação, execução de ações e a coordenação e controle dos Amigos Voluntários em Defesa Civil (AVDC) nos moldes deste Projeto de Lei fará a diferença e trará resultados positivos imensuráveis para todos os atores envolvidos”, frisou Savi.