A ideia é permitir que estes profissionais possam contribuir para ações de melhoria da qualidade de saúde aos moradores
Fonte: Assessoria
O pré-candidato a prefeito de Cuiabá pelo PL, deputado federal Abílio Brunini, defende a inclusão de profissionais de educação física e nutricionista nas unidades básicas de saúde.
A ideia é permitir que estes profissionais possam contribuir para ações de melhoria da qualidade de saúde aos moradores, orientando a respeito das atividades físicas e planos de alimentação para garantia do bem-estar da população, em suas mais diferentes faixas etárias.
“Um profissional de educação física pode acrescentar muito para que todo dia de manhã as pessoas possam fazer caminhada, atividades físicas e alongamentos e criar uma rotina de hábitos saudáveis. O nutricionista pode ajudar na elaboração dos planos alimentares para que pessoas possam prevenir diabetes. A ideia é muito simples. Se todos cuidarem da saúde por meio de caminhadas e saúde alimentar vai se gastar menos com medicamentos e cuidados emergenciais. É melhor prevenir do que remediar”, afirma Brunini.
Atualmente, Cuiabá tem 87 unidades básicas de saúde (UBS). Entre os principais serviços oferecidos pelas UBSs estão: o atendimento de pequenas urgências, como febre, dor de ouvido, dor de garganta, dor de cabeça, dor de dente, dor de barriga, enjoo e vômitos, diarreia, problemas com a amamentação, palpitação, mal-estar e pequenos ferimentos.
Da redação do AltNotícias com informações da assessoria