O deputado Walace Guimarães (PMDB) apresentou um projeto de lei alterando a lei nº 9.314/2010. Essa norma autoriza o Poder Executivo a premiar, financeiramente, os clubes de futebol profissional de Mato Grosso. A premiação destinada às equipes é da ordem de R$ 1,5 milhão.
A nova redação à lei, proposta pelo deputado, define que o Executivo destine os recursos às agremiações participantes do Campeonato Estadual e aos clubes mato-grossenses integrantes do Sub-17 participante da Copa SP.
Outra alteração proposta pelo deputado está no artigo terceiro da lei vigente. Pelo texto de seu projeto, os recursos para os clubes de futebol deverão ser repassados mediante convênio a ser celebrado com a Federação Mato-grossense de Futebol – FMF.
De acordo com Walace Guimarães, a mudança tem a finalidade de melhorar a qualidade do futebol em Mato Grosso e ainda valorizar os atletas Sub-17 no cenário nacional. “Essa é uma das alternativas para alavancar o futebol profissional e, também, valorizar as equipes de base que participam da Copa São Paulo de Juniores”, destacou o parlamentar.
A lei em vigência autoriza a premiar os clubes de futebol profissional habilitados a participar do Campeonato Estadual do ano de 2010 e Clubes Mato-grossenses Sub-17 que participarão da Copa SP de 2010.