A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento de Cuiabá e o Comitê Pró-Infância realizam o projeto “Resgatando a Autoestima”, a partir da próxima semana. O período de 19 a 23 e de 25 a 28 de junho será destinado à realização de diversos serviços, como higienização, palestras educativas e emissão de documentos às pessoas que estão nas unidades de acolhimento: Albergue Municipal Manoel Miraglia, Abordagem Solidária e Casa de Apoio Missão Atalaia de Jesus.
As atividades são extensivas também à unidade Casa de Retaguarda Paulo Prado, destinada ao atendimento de garotas em situação de vulnerabilidade social, e aos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS) Norte e Centro.
O projeto tem como objetivo promover a reflexão e sensibilização quanto aos aspectos de higiene e prevenção de doenças, resgatando a autoestima, através de palestras de ação educativa, preventiva e orientativa; resgatar a autonomia e cidadania, através da viabilização de documentos; proporcionar a estimulação da imaginação, autoafirmação, autonomia e envolvimento emocional em busca do seu desenvolvimento pessoal, por meio de circuito de jogos socioeducativo de modo a promover cidadania.
Outra atividade programada será a instalação de hortas no Centro de Acolhimento Emergencial “Abordagem Solidária”, no Albergue Municipal “Manoel Miraglia” e na Casa de Retaguarda “Dr. Paulo Prado”.
Integram o calendário de atividades, a realização de práticas desportivas com a realização do circuito de jogos socioeducativos, destinado aos adolescentes atendidos pelos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS) Planalto e Centro, e ainda às mulheres vitimadas pela violência doméstica acolhidas na Casa de Amparo de Cuiabá.
A coordenação das atividades é feita pela Coordenadoria de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social de Cuiabá e Comitê Pró-Infância (composto por servidores e magistrados do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso – 23ª Região).
Local e data das ações:
*Dias 19 e 20 de junho das 8h às 16h – Albergue Municipal “Manuel Miraglia”
*Dia 21 de junho das 8h às 16h – Casa de Retaguarda “Dr. Paulo Prado”
*Dia 22 de junho das 8h às 16h – Centro de Atendimento e Acolhimento Emergencial “Abordagem Solidária”
*Dia 23 de junho das 8h às 16h – Casa de Apoio “Missão Atalaia de Jesus”
*Dias 25 e 26 de junho das 8h às 17h – CREAS Centro
*Dias 27 e 28 de junho das 8h às 17h – CREAS Norte