De grande repercussão, especialmente, junto às mulheres e de grande alcance para melhoria da renda doméstica já que muitos dos lares mais pobres tem mulheres como chefes de família, o vereador Ivan Evangelista (PPS) entrou na Câmara de Vereadores de Cuiabá com o projeto que institui a Lei de Apoio à Geração de Renda para Mulher (AGRM).
Conforme Ivan, o projeto, que é fruto de debates internos, aprendizagem, construção coletiva e acúmulos, visa estimular iniciativas coletivas, propostas ou já conduzidas por mulheres, através de empreendimentos solidários. “O nosso mandato quer contribuir mais efetivamente na busca de alternativas que constituam parte de um projeto de desenvolvimento solidário e sustentável para as mulheres, que, pela situação histórica e estrutural de desigualdade em que vivem, são fortemente atingidas pelo desemprego e oportunidades”, justifica.
Ivan destaca que o projeto reforça o princípio do cooperativismo e de valores que são fundamentais ao relacionamento humano. “À medida que a oportunidade é oferecida, as mulheres terão a capacidade de se revelar e exercer toda a sua criatividade”, assinala, observando que sua proposta prevê o acompanhamento para os empreendimentos, em todas as fases do processo desde a formação gerencial até a comercialização dos produtos.
“O nosso objetivo ao apresentar essa proposta é promover a inclusão social das mulheres através dos incentivos, tais como: buscar linha de crédito específica para a constituição dos empreendimentos, financiamentos de capital de giro, aquisição de máquinas e equipamentos, aquisição de matérias-primas, modernização tecnológica e participação em feiras e eventos”, enumera o parlamentar cuiabano.