O Brasil e a sua pluralidade cultural. Este foi o tema do projeto desenvolvido pelos professores e pelos 230 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal “Maria das Graças Pinto”, no bairro Jardim Glória II. “O objetivo de nosso trabalho é fazer com que nossos estudantes busquem conhecer as culturas de outros povos e regiões e que, como multiplicadores, repassem para os demais as informações obtidas. Graças ao empenho de todos, mais uma vez as metas foram atingidas e os resultados superaram as expectativas iniciais”, comenta a coordenadora pedagógica da EJA, Sandra de Lima Torres.
Além das apresentações culturais elaboradas e protagonizadas pelos próprios alunos, a comunidade foi convidada a conhecer de perto a cultura brasileira de norte a sul. Cada sala de aula foi transformada em uma região brasileira. Dessa forma, era possível, em um curto espaço, estar na região Sul e, a poucos passos, se deparar com as delícias da culinária nordestina. De acordo com a coordenadora, cada turma ficou responsável por coletar os dados e repassá-los aos visitantes de forma clara, objetiva e criativa. “O critério que utilizamos para a divisão das regiões brasileiras entre os estudantes foi a afinidade. Cada série escolheu a região com a qual se identificava”, explica Sandra.
Para a estudante da 5ª série, Adail Madalena de Campos, 36, o aprendizado por meio de projetos é mais interessante e eficiente. “Participei de projetos anteriores aqui na escola, mas este está nota 10. Com o trabalho de pesquisa, aprendi muita coisa nova e interessante, coisas que certamente veria de forma superficial nos livros e não me interessaria tanto. O que mais gostei de conhecer sobre a região Sul foi a culinária”. Mesmo com poucos recursos disponíveis, os grupos não desanimaram. “Pedimos emprestado algumas peças típicas do Sul a uma loja de conveniências da cidade”, revela Adail.
Mas os improvisos não pararam por aí. As bijuterias artesanais expostas pela turma do Norte foram, também, emprestadas por artesãos. Já a tradicional tapioca quase ficou de fora das tradições culinárias do Nordeste. “Na última hora consegui que duas excelentes profissionais viessem aqui à escola para mostrar, aos nossos visitantes, um pouco dessa delícia e das tradições de nosso povo”, conta a professora de História Hulda Prado.
Por ter caráter interdisciplinar, o projeto envolveu todo o corpo docente. Assim, além da culinária, os alunos foram levados a aprender e expor, também, os aspectos sociais e naturais de cada região brasileira. “Em virtude dessa dinâmica, os alunos realmente aprendem porque eles têm que correr atrás das informações. Eles têm que conhecer muito bem o assunto para poder explicar aos visitantes e assim, o conteúdo é mais bem assimilado e o bom resultado a gente pode comprovar durante as aulas e provas”, afirma a professora de Ciências Greice Regina Lara.
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