domingo, 22/12/2024
InícioCidadeProjeto institui controle público nas contas da Câmara de Vereadores de Cuiabá...

Projeto institui controle público nas contas da Câmara de Vereadores de Cuiabá

O vereador Lúdio Cabral (PT) apresentou Projeto de Resolução que obriga a Câmara Municipal de Cuiabá publicar mensalmente o balanço das contas da Instituição.

O objetivo é criar mecanismos que possibilitem a transparência da aplicação dos recursos da Câmara garantindo o controle público.

“Temos trabalhado no sentido de aprimorar o regimento interno da Câmara criando instrumentos que estimulem a participação da cidadania no parlamento. E este projeto se insere nesta ação, pois visa dar publicidade às contas da Câmara para que a população possa acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos”, afirma Cabral.

De acordo com a propost, a mesa diretora da casa deverá divulgar no site da Câmara e na Gazeta Municipal e afixar no saguão da Câmara balancetes mensais com as verbas recebidas e aplicadas. O prazo para apresentação dos balancetes em sessão na Câmara é até o dia 20 do mês seguinte.

Outra medida estabelecida pelo projeto é a publicação mensal de demonstrativos das despesas realizadas na Câmara, com o detalhamento de data, descrição da despesa, CNPJ do credor e valores em reais. A resolução institui também como instrumento de transparência das contas da Câmara a divulgação do Balanço Geral Anual contendo todas as ações financeiras da instituição que deverá ser enviado até o dia 31 de março do ano seguinte ao Tribunal de Contas do Município.

Assim como se aplica aos balancetes mensais, a publicação dos demonstrativos das despesas e do balanço geral anual deve ser feita no site da Câmara e no órgão oficial de imprensa do município além de ser afixada no Saguão da Câmara para conhecimento de todos.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes