Ação integra convênio Políticas Públicas 4.0, firmado entre Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Sebrae.
Cuiabá recebe, nesta quinta-feira (22), uma ação do Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0), convênio firmado entre a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O projeto une entidades e associados do Sistema CNDL e representantes do poder público em discussões em torno de questões essenciais para o desenvolvimento do setor varejista no país.
O evento tem como foco qualificar lideranças do varejo para a realização de ações de relacionamento institucional e governamental com foco no estímulo às articulações locais. Na prática, o PP 4.0 mobiliza líderes lojistas de maneira a garantir maior protagonismo do setor nas decisões que afetam diretamente seus negócios junto aos poderes Executivo e Legislativo.
O PP 4.0 vai acontecer no período da tarde, nas dependências da CDL Cuiabá, e vai abordar temas como o cenário eleitoral, protagonismo das lideranças varejistas, ética e associativismo.
“O objetivo dessas palestras é fortalecer as lideranças por meio da qualificação em conceitos e premissas das relações institucionais e governamentais dentro do contexto associativista”, explica o presidente da CNDL, José César da Costa.
“A atividade de relações institucionais e governamentais se mostra cada dia mais importante na defesa de interesses legítimos de qualquer segmento da sociedade. Esse tipo de ação é essencial para a consolidação de processos democráticos e melhoria da qualidade das decisões estatais”, acrescenta.
Após as palestras, será realizado um jantar entre os participantes onde acontecerá uma homenagem da CNDL aos parlamentares do estado que se destacaram pela sua atuação no Congresso Nacional em defesa do setor de comércio e serviços.
É a primeira vez que Cuiabá recebe uma ação do projeto PP 4.0, que já realizou 35 ações em 18 estados com mais de 3 mil lideranças qualificadas.
Especialistas conduzem ação – O consultor do Sebrae e especialista em associativismo, Carlos Serpa, é um dos profissionais que compõem o time de palestrantes do PP. 4.0.
A advogada, Karoline Lima, que faz parte da equipe de Relações Institucionais e Governamentais da CNDL, também conduzirá a qualificação de lideranças. Karoline destaca a importância da inciativa para o setor.
“O fortalecimento das lideranças do setor varejista depende de ações articuladas com a participação dos setores público, privado e terceiro setor. No caso do varejo, uma alteração em lei ou proposta pode afetar diretamente os negócios. Então, é muito importante ter um acompanhamento diário de novas propostas no âmbito do Legislativo e do Executivo e, mais que isso, saber o que fazer, como atuar para defender os seus interesses com transparência e legitimidade, sempre dentro da lei, das normas e de princípios éticos”, afirma Lima.
Sobre o PP 4.0 – Com investimento total de R$ 3,7 milhões ao longo de dois anos, o projeto prevê três tipos de eventos que irão percorrer todas as regiões do país. São encontros com objetivo de qualificar lideranças para ações de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) com foco no estímulo às articulações locais; encontros para fomento ao desenvolvimento local e regional por meio da articulação das lideranças do varejo e elaboração de propostas de Políticas Públicas; e encontros para mobilização empresarial para debater fundamentos essenciais ao desenvolvimento sustentável de negócios e empresas. Ao longo do período do convênio, serão realizados 36 encontros, 12 de cada tipo.
Os encontros são conduzidos por especialistas em cada tema a fim de estimular o debate e a consolidação de fundamentos essenciais aos líderes do setor de comércio e serviços, como protagonismo, ética e associativismo. Também foram realizados 12 estudos e pesquisas com objetivo de embasar a formulação de políticas públicas com foco nas micro e pequenas empresas do setor. Além disso, foi desenvolvida uma plataforma digital de articulação política – um sistema online inédito no Brasil que permite acompanhar projetos, estruturar demandas e ao mesmo tempo mobilizar lideranças e conectar atores públicos e privados.
Sobre a CNDL – Criada em 1960, a CNDL é formada por Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas nos estados (FCDLs), Câmaras de Dirigentes Lojistas nos municípios (CDLs), SPC Brasil e CDL Jovem, entidades que, em conjunto, compõem o Sistema CNDL. É a principal rede representativa do varejo no país e tem como missão a defesa e o fortalecimento da livre iniciativa. Atua institucionalmente em nome de mais de 500 mil empresas, que juntas representam mais de 5% do PIB brasileiro, geram 4,6 milhões de empregos e movimentam R$ 340 bilhões por ano.