Na sessão ordinária desta terça-feira (04), foram aprovados diversos projetos de lei, entre eles o do vereador Paulo Borges (PSDB) que institui a Semana de Incentivo à Doção de Órgãos no município.
O projeto, aprovado em primeira votação, busca esclarecer melhor a população, que por falta de entendimento sobre como acontece o processo de doação e por diversos preconceitos, deixa de contribuir com milhares de pessoas que hoje estão aguardando nas filas de transplante.
“Muitos possíveis doadores e seus familiares não doam por medo. Eles não entendem que os órgãos devem ser retirados com o coração ainda batendo e acham que isso é um sinal de vida, o que é um grande erro, pois o requisito para retirar os órgãos é primeiro a contestação da morte cerebral, que é definitiva e irreversível”, justificou o vereador.
O projeto pretende que o incentivo integre o calendário oficial do município e que seja comemorado anualmente na semana de 27 de setembro, quando deverão ser promovidas palestras, cursos e atividade em escolas públicas e unidades de saúde, ressaltando a importância da doação e de seu alcance social.
O projeto segue para a segunda aprovação na próxima sessão da Câmara, que acontece no dia 06, para ser posteriormente encaminhada para a sanção do Prefeito.