Coibir constantes ações criminosas, como as saidinhas de banco é a justificativa do projeto de lei do vereador Pastor Washington (PRB), que restringe o uso do telefone celular no interior das agências bancárias situadas em Cuiabá.
Com o aumento no número de assaltos na modalidade, em que os clientes são abordados após realizar um saque de alto valor no guichê do banco, Washington Barbosa acredita que é necessário criar novos métodos a fim de minimizar esse tipo de ação criminosa.
Segundo o vereador, o uso da telefonia móvel tem se mostrado uma ferramenta poderosa para os assaltantes, “com a proibição do uso do aparelho será impossibilitado esse tipo comunicação dentro das agências”.
O vereador comenta que a matéria, se aprovada, vai proporcionar maior segurança aos clientes.
Ele revela que outras cidades brasileiras contam com a vigência da lei, entre elas, Belo Horizonte (MG), Campinas (SP) e Teresina (PI).
De acordo com o projeto apresentado em sessão plenária na Câmara de Cuiabá, a agência que não se adequar à lei receberá multa, em caso de reincidência, o cancelamento do alvará de licença. Os recursos oriundos das sanções deverão ser destinados ao Fundo Especiais de Atividades Culturais (FEPAC).