A Prefeitura de Cuiabá deverá criar, distribuir e atualizar, sempre que necessário, um guia de saúde informando sobre os serviços oferecidos pelas unidades de saúde da Capital. É o que está previsto no projeto de lei da vereadora Lueci Ramos (PSDB), em tramitação na Câmara de Cuiabá.
Conforme a matéria, O guia deverá ser distribuído e oferecido à população, gratuitamente, nas unidades de saúde e postos de atendimento, policlínicas e pronto socorro, além de estar disponível no site da prefeitura.
Na cartilha deverão conter as seguintes informações: relação das unidades básicas de saúde e endereços; horário de funcionamento e do plantão diário; especialidades médicas, com identificação dos recursos humanos para aquela entidade; especificação dos exames laboratoriais oferecidos; tipos de vacinas oferecidas; médico disponível em cada unidade e relação dos hospitais conveniados com o SUS, dentre outros.
Segundo a vereadora, o projeto busca apresentar soluções ao Poder Executivo para os problemas que afligem a sociedade cuiabana na área da saúde. “Com as instruções desta cartilha, os usuários do SUS saberão quais são os locais certos para cada tipo de serviço oferecido pelas unidades de saúde”, justifica Lueci Ramos.