Pensando no resguardo dos bens e valores culturais e tradicionais da vila de Bonsucesso, na cidade de Várzea Grande, o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) apresentou Projeto de Lei, subscrito também pelo deputado Dr. Walace (DEM), que declara a localidade referência cultural e turística de Mato Grosso.
De acordo com o parlamentar é preciso, inicialmente, que a vila de Bonsucesso seja declarada referência cultural e turística estadual para que o conjunto de valores culturais, que lhe dá esta identidade, também possa ser convenientemente protegido.
“É necessário prestigiar e oferecer condições para que as tradições locais sejam protegidas e divulgadas para o conhecimento de bens e valores de peças integrantes do patrimônio cultural e turístico do Estado”, destacou o deputado.
Guilherme Maluf ressaltou, porém, que não basta apenas declarar determinado bem, local ou monumento referência do patrimônio cultural, histórico ou turístico. “É vital que a norma declaratória, na medida do possível, também contemple a preferência na recepção de benefícios, incentivos ou investimentos estatais.
Este é o objetivo da presente proposição”, explicou.
Outra preocupação do parlamentar foi garantir, por meio do Projeto de Lei, a prioridade de benefícios e investimentos públicos em infra-estrutura de apoio às atividades culturais e turísticas, assim como de incentivos para o conhecimento e divulgação de seus bens e valores culturais.
Bonsucesso é uma vila onde a culinária, pescaria, religiosidade, cultura, artesanato e folclore têm um enorme valor cultural, e corre o risco de se perder em meio ao tempo, juntamente com suas tradições e características primitivas, além das formas de manifestação e expressão, fazendo assim, com que a propositura já se torne de tamanha importância para que se preservem as raízes de Bonsucesso.
“A nossa preocupação é quanto à preservação dos valores da vila de Bonsucesso. Num dos artigos do nosso Projeto, o Poder Público e a comunidade envidarão esforços para que se evite a descaracterização do perfil urbano e das tradições, bens e valores culturais do local”, concluiu Guilherme Maluf.
Danielle Cunha