Situado na regional Leste desta capital, o Serviço de Assistência Especializada HIV/AIDS/IST e Hepatites Virais, de Cuiabá (SAE Cuiabá), compreende o nível Secundário de Atenção à Saúde, no entanto acolhe as demandas espontâneas e/ou referenciadas dos três níveis de atenção à Saúde (primária, secundária e terciária), bem como de outros municípios e mesmo outros estados brasileiros.
Possuidora de uma equipe multiprofissional composta por farmacêuticas, psicólogas, enfermeiros, médicos (infectologistas, ginecologistas, hepatologista e pediatra), cirurgião dentista e nutricionista, além da equipe de apoio: técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório, técnica de saúde bucal, recepcionistas, motorista, vigilantes e serviços gerais, que prezam por ações consensuadas para um acolhimento humanizado, conforme a Política de Nacional Humanização do SUS (PNH), resultando na melhor assistência a essa população, na intenção de chegar ao fim da epidemia de Aids até 2030.
O SAE atende a população com IST/HIV/AIDS, que compreende: crianças, adolescentes, gestantes, adultos e idosos. O atual e único serviço com característica ambulatorial para prevenção, diagnóstico, tratamento e seguimento das pessoas com esses agravos, o SAE/Cuiabá, registra uma média de 45 usuários novos/mês com diagnóstico de HIV/AIDS (apenas a soma dessa doença). Neste ano de 2019, somam-se aproximadamente 4.500 usuários com HIV/AIDS que estão em seguimento no SAE. Acolhe-se o mesmo montante de usuários de IST e, ainda, mais de 300 usuários/mês para testagem rápida para Hepatites B (HBV), C (HCV), Sífilis e HIV com aconselhamento pré e pós-teste, oriundos da rede pública e particular de Cuiabá, bem como dos municípios vizinhos.
Tem-se como proposta a ampliação assistencial do SAE /CUIABÁ – MT, com a criação de outra unidade localizada na Regional Norte, para prevenção, diagnóstico, tratamento e seguimento desses agravos. Além disso, a unidade realizará o apoio matricial na Rede de Atenção à Saúde (RAS), ou seja, um modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, em um processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica, possibilitando a realização da clínica ampliada, integração e diálogo entre a equipe multiprofissional e os serviços da RAS, buscando atender aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), como a universalidade, integralidade, equidade, acessibilidade e resolubilidade.
Portanto, este projeto propõe contemplar a Regional Norte com a implantação e operacionalização de um SAE, apresentando-o como uma nova referência para a região da “Grande CPA”, com um único e vital propósito, facilitar e otimizar o acesso dos usuários a prevenção, diagnóstico, tratamento e seguimento de IST/HIV/AIDS e hepatites virais, à medida em que o usuário não precisará se deslocar para outros centros de referência em busca de atendimento em especialidades médicas.
Para tanto, este projeto passará no Conselho Municipal de Saúde para apreciação e aprovação, hoje (06/08), às 14h, no auditório do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) Dr. Leony Palma de Carvalho.