O projeto “Cinema Livre” promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Várzea Grande acaba de ganhar novos títulos que serão exibidos em breve nos bairros da cidade. A Assessoria de Cultura recebeu da Secretaria Municipal de Comunicação Social a doação de 20 fitas de vídeo do cinema nacional. A entrega foi realizada pela secretária de Comunicação Social, Édina Araújo, à assessora de Cultura, Sônia Mazetto, na manhã de segunda-feira (04.09).
“O cinema possui um importante papel em nossa sociedade, muitos dos filmes nacionais retratam nossa história, cultura e folclore. É importante apoiarmos ações culturais e principalmente oferecer novas opções de lazer e entretenimento para a sociedade”, justificou Édina Araújo.
A “Coleção Festival do Cinema Nacional” fará parte da terceira etapa do projeto “Cinema Livre”, desenvolvido em Várzea Grande desde junho deste ano. Por meio do projeto, um telão com sucessos de cinema – nacional e internacional – e documentários locais já chegaram a seis bairros da cidade.
Segundo Sônia Mazetto, o projeto é uma forma de integrar culturalmente a sociedade, levando em conta a inclusão juvenil. “Informamos a nossa sociedade do que acontece no mundo do cinema e essa nova coleção só vem a implementar o projeto”, explicou.
Os filmes “Bicho de Sete Cabeças”, premiado em festivais na Itália, Suíça e França e dirigido por Laís Bodanzky; “O Xangô de Baker Street”, baseado no romance de Jô Soares e, dirigido por Miguel Faria Jr., além dos títulos: Eu Tu e Eles, Tainá e Memórias Póstumas de Brás Cubas, são exemplos dos filmes que compõe a coleção.
Em todas as etapas, um carro de som percorre os bairros e proximidades informando sobre o projeto Cinema Livre. Com isso, a Assessoria de Cultura pretende avisar a todos que o cinema chegou. Embora uma cidade ligada à capital, Várzea Grande não possui salas de cinema. “Para pegar a telona, o amante da sétima arte ainda tem que se deslocar para Cuiabá”, declarou.
As sessões são gratuitas, para saber mais sobre o projeto que leva o cinema aos bairros basta ligar para o telefone 3688-3641. “Para quem aprecia, é uma oportunidade única”, ressalta Sônia.