Beneficiários do Bolsa Família e pessoas inscritas no Cadastro Único têm uma nova oportunidade para se qualificar profissionalmente. O Ministério do Desenvolvimento Social reabriu, nessa terça-feira (14), as inscrições para os cursos de capacitação do Plano Progredir.
Os interessados devem ter mais de 15 anos de idade e se cadastrar no portal do ministério. Terminado o cadastro, já é possível fazer a pré-matrícula em um curso. São mais de 447 mil vagas em mais de 60 cursos oferecidos pelo Pronatec Oferta Voluntária. O prazo para as inscrições vai até o próximo dia 30.
As aulas estarão disponíveis na plataforma a partir de 11 de novembro e devem ser concluídas pelos alunos até o fim de abril. A oferta é uma parceria entre os ministérios do Desenvolvimento Social (MDS) e da Educação (MEC).
Plano
O Plano Progredir reúne qualificação profissional, apoio ao empreendedorismo e encaminhamento ao mercado de trabalho. Além dos cursos do Pronatec Oferta Voluntária, a estratégia oferece assistência técnica para autônomos, ações de inclusão digital e educação financeira. Também serão ofertados até R$ 3 bilhões anuais em microcrédito, por meio de parcerias com instituições financeiras, para fortalecer pequenos negócios.
Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério do Desenvolvimento Social