O ano letivo do Programa Siminina teve seu início, nesta segunda-feira (11), em todas as 16 unidades da Prefeitura de Cuiabá. São 1.048 meninas matriculadas na rede gerida pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, sendo 20% de novas alunas com a faixa etária de sete a 14 anos.
As primeiras aulas são em caráter de ‘boas vindas’, conforme elenca a monitora da unidade Três Barras, Erenice Pereira Costa. “Nesse primeiro momento nós nos apresentamos; oferecemos boas- vindas para as novas alunas; apresentamos a nossa rotina do que vai ter ao logo do ano”, contou.
“Elas também irão fazer leitura de texto com os livros da nossa biblioteca e, após vão fazer pequeno resumo dizendo o que entenderam do livro”, também informou Erenice.
A parte pedagógica é uma das principais disciplina da unidade, a qual ainda conta com atividades de ballet, dança regional e aula de fanfarra, iniciada ano passado.
O grande número de atividades faz parte do maior conjunto de ações da história do programa Siminia, que vem sendo implantado pela administração Emanuel Pinheiro.
Atividades das áreas culturais como cinema, dança e teatro; interdiciplinar como inglês, reforço escolar e alfabetização, além de judô, fanfarra, ballet, dentre outros.
Na unidade Três Barras, qual engloba os bairros Altos da Glória, Altos da Serra e Jardim Umarama, são 20 novas alunas de um total de 108 alunas matriculadas na unidades Três Barras, sendo 50 no período matutino e 58 no vespertino.
Vagas
A novidade fica por conta da unidade do Santa Izabel, recém ampliada e estruturada para substitui a unidade Jardim Araçá e garantir o maior número de atendimento de os ambos bairros e também da região.
Em 2018, a extinta unidade Jardim Araçá contava com 50 alunas. Já a nova unidade do Santa Izabel conta com 75 a mais alunas tendo ainda vagas disponíveis para matriculas.
Ainda restam 84 vagas nas seguintes unidades: Altos Boa Vista, Chácara dos Pinheiros, Distrito da Guia, Jardim Leblon e no Distrito do Sucuri, unidade recém criada pela atual administração.