Uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o programa Agente Jovem beneficia em Várzea Grande adolescentes em situação de risco social, que recebem uma bolsa mensal de R$ 65 reais e participam de atividades de estímulo da força juvenil e de reinserção ou permanência na escola.
São contemplados jovens que tenham renda familiar inferior a meio salário mínimo por pessoa. Fora do horário escolar, os jovens recebem cursos de capacitação nas áreas de cidadania, direitos humanos, saúde e meio ambiente.
Em Várzea Grande, o Agente Jovem foi implantado em novembro de 2005 e atende hoje 125 pessoas, sendo 100 bolsistas e 25 ouvintes. Estes participantes estão divididos em quatro núcleos espalhados pela cidade, nos bairros 13 de Setembro, São Mateus, Cristo Rei e Água Limpa. O coordenador local explica que, na primeira fase, o programa enfocou seus trabalhos na auto-estima, motivação, aptidão profissional, permanência na escola e acompanhamento familiar.
Nesta quarta-feira (23.08), os integrantes do Agente Jovem realizam uma Festa Folclórica a partir das 13h, no pátio da Secretaria de Promoção e Assistência Social de Várzea Grande. “Nosso papel é intermediar a discussão de temas relevantes dentro do cotidiano dos jovens, fazendo com que eles formulem uma opinião sobre cada assunto, levando em conta todos os fatores reais e a sua própria vivência”, esclarece o coordenador do projeto no município, Rafael da Silva Melo.
Após a Festa Folclórica, inicia-se a segunda etapa do Agente Jovem, que deve se deslocar dos núcleos para as comunidades do município. Serão realizadas ações voluntárias nas escolas e bairros, por meio de palestras, danças, teatros e outras.
O programa Agente Jovem em Várzea Grande tem o apoio da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social e, pelo menos uma vez por semana, a equipe de capacitação do projeto se reúne com os profissionais da secretaria, para treinamento, planejamento e avaliação dos trabalhos. Ao todo são quatro orientadores, três capacitadores e dois técnicos na coordenação local do programa.