Todos os 8 cursos ofertados serão realizados na modalidade a distância
A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) repactuou 800 vagas com a Universidade de Rio Verde (UniRV) para a oferta de cursos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). As inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas no portal da instituição. Todos os 8 cursos ofertados serão realizados na modalidade a distância. Poderão participar do processo seletivo para os cursos técnicos os estudantes que já tenham concluído o ensino médio. Para os cursos de qualificação profissional poderão se inscrever os estudantes que já tenham 15 anos completos.
A iniciativa faz parte da repactuação de vagas do Programa Novos Caminhos e está com 500 vagas abertas para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em assistente em contabilidade, vendedor, espanhol básico, auxiliar de secretaria escolar e recepcionista de evento. Outras 300 vagas estão abertas para os cursos técnicos em comércio, administração e serviços públicos. A UniRV disponibilizou dois editais para seleção dos estudantes interessados em participar do processo seletivo. Para acessar o edital de oferta dos cursos FIC, que possuem em média 160 horas de carga horária, clique aqui. As inscrições podem ser realizadas até o dia 9 de agosto. Já para acessar o edital do processo de seleção dos cursos técnicos clique aqui. Os participantes têm até o dia 2 de agosto para finalizar a inscrição.
A oferta de cursos técnicos se dará na modalidade subsequente, em que os estudantes já devem ter concluído o ensino médio. Os candidatos devem optar por apenas um curso no ato da inscrição e podem acompanhar o resultado da seleção previsto para ser publicado no dia 9 de agosto. A previsão de início das aulas para os estudantes selecionados é dia 23 de agosto.
Os interessados em participar dos cursos de qualificação profissional devem realizar a inscrição até o dia 9 de agosto e acompanhar a publicação do resultado no site da UniRV, prevista para o dia 17 de agosto. As aulas devem começar no dia 1º de setembro.
É muito importante que os candidatos leiam o edital e sigam todas as orientações.
Em 2019, o Governo Federal lançou o programa Novos Caminhos. Desde então, para fazer frente aos desafios e oportunidades identificadas a partir dos diversos diagnósticos, análises e reflexões sobre a EPT, o MEC estruturou uma agenda estratégica para implementar o Programa. Entre as ações que têm sido realizadas para o fortalecimento da EPT, a oferta de vagas para qualificação de diversos públicos tem sido um grande diferencial para inserção socioprodutiva de milhões jovens e trabalhadores e, também, para a alavancagem da produtividade e competitividade de diversos setores da economia.
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Setec