A Associação Mato-grossense dos Municípios integra o Comitê Gestor do Programa Luz para Todos. A parceria entre a AMM, Eletronorte, Energisa e ANEEL, está viabilizando até dezembro deste ano, 7.602 ligações de energia elétrica, em mais de 60 municípios. O objetivo é atender localidades rurais, onde a energia ainda é gerada a diesel.A maioria dos municípios atendidos se encontra nas regiões Norte e Noroeste de Mato Grosso. Os recursos paras as obras são liberados pelo Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia.
O município de Colniza, é dos contemplados com o programa. O prefeito Celso Leite Garcia. já ssinou a antecipação para os repasses dos recursos. Com a liberação de um fundo, a concessionária Energisa executará diversas obras no município. Entre as obras estão, a linha de Transmissão 138 KV, entre Colniza e Aripuanã, além disso, será construída uma nova subestação em Colniza, para interligação no sistema nacional. Rede de Distribuição Rural já está em execução até o distrito de Guariba. Já foram iniciadas as obras no assentamento Capa Mansa, atendendo dez escolas nas comunidades de Vale da Salvação e Vila Rural Maguila, através do Programa Luz Para Todos. As obras de infraestrutura no município, foram orçadas em R$ 58 milhões. Os recursos serão investidos na linha de transmissão 138 KV e na sub estação para interligação ao sistema nacional. O único município que não está ligado ao sistema SIN é Colniza. “As obras são de suma importância para a região, pois vão contribuir com a geração de emprego e o desenvolvimento da região”, garantiu o gestor.
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios Neurilan Fraga, ressaltou que a instituição recebeu uma demanda, solicitando que o Programa Luz Para Todos contemple as áreas rurais. Ele frisou que para viabilizar o programa, foram realizadas diversas reuniões em Cuiabá, em Brasília e em Colniza. “O trabalho da AMM está presente em todos os municípios, nos distritos, vilas rurais, assentamentos e aldeias indígenas, beneficiando a população rural”, assinalou.
Fraga é um dos membros do Comitê Gestor e defende a universalização da energia elétrica nos municípios. Na sua avaliação, a carência de energia elétrica ainda é grande em Mato Grosso que tem parcela significativa de sua economia baseada em atividades desenvolvidas nas áreas rurais. “Recebemos demandas dos prefeitos e encaminhamos a equipe técnica aos municípios para orientar os produtores nos assentamentos sobre o funcionamento do Luz para Todos e as vias de acesso ao programa”, disse ele.