Começou hoje (02) e segue até o dia 06 a Semana Pedagógica do Programa Siminina 2015, que tem o objetivo de capacitar e instruir a equipe técnica que trabalhará no programa. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano e vai abordar vários assuntos, como a revisão do papel de cada membro da equipe, psicologia e infância, a arte de contar histórias, a importância do planejamento, do plano de aula, de trabalhar com atividades lúdicas, bullying, inclusão social, orientação sexual, além da apresentação da equipe e suas atribuições.
De acordo com a coordenadora do Siminina, Rosamaria Carvalho, a primeira-dama, Virgínia Mendes não mediu esforços para que o programa crescesse em todos os sentidos. “O apoio e a preocupação da primeira-dama tem sido fundamental para o sucesso do Siminina”, ressaltou.
A Semana Pedagógica tem o intuito de concretizar um sonho. “Um sonho nosso, da primeira-dama, do secretário José Rodrigues, meu, de todos nós de fazer com que o espaço do Programa não seja um lugar que a gente cuide de criança, até porque isso qualquer creche faz. Queremos fazer do Siminina um espaço de transformação social e pra isso precisamos dar subsídios de qualificação para que essas professoras possam nos auxiliar na concretização desse sonho”, disse ela.
Participam da Semana monitoras, assistentes sociais, pedagogos, psicóloga e coordenação. O objetivo principal, segundo Rosamaria, é elaborar um planejamento participativo de todas as ações que serão desenvolvidas no ano de 2015 e crescer mais com as palestras.
Ela explica a importância da capacitação devido a diversidade de idade muito grande dentro do Programa. “Trabalhamos com meninas de 6 a 14 anos num mesmo espaço físico, por isso temos que nos preocupar em como abordar temas mais polêmicos, daí a importância da Semana Pedagógica. Estamos nos preparando para começar as atividades em 2015. A nossa intenção não é pequena, nossa intenção é fazer do programa Siminina referência nacional”.
A psicóloga do Programa Siminina, Mayara Arruda, falou da importância de capacitações como esta, uma vez que as monitoras terão ferramentas para trabalhar melhor com as crianças. “Aqui elas aprendem a acolher as meninas do programa. É uma troca muito interessante, porque quanto mais você oferece conhecimento mais elas querem aprender”.
Como é o caso de Janaina Hellwich, que já conhecia o programa e sempre quis fazer parte do grupo de profissionais. Agora, ela participa da Semana Pedagógica como monitora e falou da gratificação de integrar a equipe que, conforme contou, é maravilhosa. “Os sonhos das meninas do Siminina comovem muito a gente, a experiência que temos, crescemos junto com elas e isso é gratificante ver. A capacitação está nos favorecendo muito e é melhor para podermos ter um entendimento para lidar com as meninas porque às vezes a gente não sabe como fazer, ajudar, em determinadas situações. É um projeto lindo, que muda a vida das meninas e só traz melhorias para elas”.