Os alunos que fizeram o curso do Programa de Qualificação na Área do Turismo (Proqtur), em Várzea Grande, receberam na noite de quinta quinta-feira (14.09) os certificados de conclusão. A solenidade de entrega do documento foi realizada no auditório do Centro Universitário Univag, localizado na região do grande Cristo Rei. Os secretários Adão Larrea (Desenvolvimento Econômico) e José Marques Braga (Planejamento), Letícia Bianca Barros Matos (Cefet), Paula Fernandes Batista (Senac), Márcia Lopes (Unemat), Vanessa Spinelli (Sedtur) e Mário Pereira Guitte (Univag), também participaram do evento.
O Proqtur tem por objetivo capacitar profissional na área de turismo, visando a melhoria na qualidade dos serviços prestados ao consumidor, favorecendo o desenvolvimento econômico, sustentável e a inclusão social, para fortalecimento da cidadania mato-grossense. A ação é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal, universidades e Centro de Formação Profissional.
Várzea Grande foi um dos municípios contemplados com 15 cursos de capacitação profissional, em diversos segmentos. Dentre eles o de recepcionista de hotel; gerenciamento; mensageiro; distribuidor de informação eletrônica; administração e gerenciamento; cerimonial e protocolo de eventos; culinária nacional e internacional. Todos os cursos tiveram duração de três semanas.
“Várzea Grande foi um dos municípios contemplados com os cursos oferecidos pelo Proqtur, e estamos felizes por fazer parte desta parceria de serviços. Queremos dizer da nossa satisfação em trabalhar na capacitação de profissionais, em especial, na área do turismo. Queremos também pedir a todos os alunos diplomados, que lutem pelo mercado de trabalho no setor de turismo e hospitalidade, porque esse é um dos campos mais prazerosos de se trabalhar”, disse a representante do Cefet, Letícia Barros.
O coordenador de turismo da Univag, Mário Guitte, lembrou que o bom profissional é aquele que recebe o turista com o brilho nos olhos. Ele também agradeceu a parceria no serviço informando que a Univag também possui na sua grade curricular o curso de turismo. “Estamos abertos a novas parcerias, seja no setor de turismo, ou em outras modalidades oferecidas por este centro de educação”.
Já a coordenadora da Unemat, Márcia Lopes, destacou a existência do projeto de capacitação na área do turismo por que existe demanda para o setor. “Mato Grosso é um Estado repleto de belezas naturais. Além disso, o povo desta terra tem um jeito caloroso em bem receber” sublinhou.
Márcia Lopes disse ainda que não existe previsão para a realização de mais cursos do setor de turismo para Várzea Grande, mas que se houver oportunidade, o município será contemplado. Ela agradeceu também a Secretaria de Estado de Turismo que é uma fomentadora do projeto. “As demais instituições parceiras que possamos em breve manter novas parcerias”, completou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico destacou a importância do turismo nas cadeias produtivas. “O Estado tem sim belezas a serem exploradas e o nosso município, mesmo que timidamente, também está inserido na rota turística. Aqui se pode apreciar um dos melhores cardápios de peixes, além de outras iguarias. E caberá a cada um dos alunos diplomados apresentarem aos turistas essa proposta de lazer”, pediu o secretário.
Adão Larrea, também agradeceu a oportunidade da cidade de Várzea Grande ser uma das contempladas com os cursos do Proqtur. “A todos os envolvidos no processo o nosso muito obrigado”.