Cerca de 300 profissionais, que trabalham no setor de turismo em Várzea Grande e, que participaram dos cursos de Qualificação na Área do Turismo (Proqtur), estarão no dia 14 de setembro recebendo o certificado de conclusão do curso. A entrega do documento, será realizado no auditório cinco do Centro Universitário Univag.
O Proqtur tem por objetivo capacitar profissional na área de turismo, visando a melhoria na qualidade dos serviços prestados ao consumidor, favorecendo o desenvolvimento econômico, sustentável e a inclusão social, para fortalecimento da cidadania mato-grossense. A ação é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal.
Várzea Grande foi um dos municípios contemplados com 15 cursos de capacitação profissional, em diversos segmentos. Dentre eles o de recepcionista de hotel; gerenciamento; mensageiro; distribuidor de informação eletrônica; administração e gerenciamento; cerimonial e protocolo de eventos; culinária nacional e internacional. Todos os cursos tiveram duração de três semanas.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Adão Larrea, destacou que a qualidade dos serviços prestados ao consumidor no município melhorou de forma considerável, depois que os profissionais da área de hospitalidade foram capacitados. “Esses cursos deram suporte para os mais diversos trabalhadores, bem como um maior aprimoramento na mão-de-obra qualificada na área do turismo”, destacou.
Larrea disse ainda que um dos desejos desta administração é agregar o turismo de negócio e fazer de Várzea Grande, mais uma opção de turismo e lazer. “O turismo movimenta o mundo”, declarou o secretário.
Para o coordenador de turismo da Sedec, Hommel Nadaf Pouso, o projeto de qualificação da Proqtur, em Várzea Grande, foi um grande divisor de águas. “Capacitando a mão-de-obra, automaticamente, os turistas que vêm ao município terão a satisfação de voltar. Assim os empresários que quiserem investir em Várzea Grande também terão maiores estímulos em empreender no setor, sabendo que existem profissionais capacitados”, sublinhou.
Nadaf disse ainda que os empresários do setor precisam juntar forças para que Várzea Grande possa fazer parte do cenário turístico de Mato Grosso. “Temos bons restaurantes, estamos inseridos na rota do peixe e agora também temos profissionais bem preparados. Várzea Grande além de ser um dos melhores municípios para se trabalhar, com certeza em pouco tempo, também será um dos melhores municípios para se visitar. A revitalização da Passagem da Conceição, ampliação do aeroporto Marechal Rondon, ampliação da 31 de março, entre outros projetos edificados, incrementaram o setor turístico da cidade”, comemorou.