Num reconhecimento aos relevantes serviços prestados à população da região metropolitana de Cuiabá, os 210 servidores do Estado que trabalham no SAMU 192 serão homenageados na Câmara Municipal de Cuiabá com Moção de Aplauso. A homenagem será feita nesta sexta-feira (10.12) às 8h, na Câmara de Cuiabá, e foi proposta pelo vereador Deucimar Silva (PP). A equipe do SAMU 192 é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, atendentes, radio operadores e condutores (motoristas) socorristas.
O SAMU é resultado de uma parceria da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) com o Ministério da Saúde (MS) que, por meio da Portaria nº 1864/GM, de setembro de 2003, iniciou a implantação do componente móvel de urgência com a criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU-192, e tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de urgência e emergência reduzindo o número de óbitos, e o tempo de internação em hospitais.
O diretor geral do SAMU 192, Daoud Mohd Khamis Jaber Abdallah, disse que “o serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutor (motorista) socorrista, que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população, realizando o atendimento em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. Atualmente o tempo entre uma ligação e a chegada de uma ambulância do Samu -192 ao local da ocorrência fica em torno de 10 minutos”.
No ano de 2008, o setor de Estatística do Serviço registrou 2.953 atendimentos. No mesmo período de 2009 o número de atendimentos aumentou para 5.270. Em 2010 este número aumentou para 6.500. O acréscimo na quantidade de pessoas socorridas é reflexo direto do aumento da frota do Serviço, que passou de 2 Unidades de Suporte Básico (USB) para 5 Unidades e 2 Unidades de Suporte Avançado (USA) em funcionamento.
O SAMU 192 possui sete bases de atendimento na região metropolitana de Cuiabá: duas na Rua Oriente Tenuta, uma no Adauto Botelho, na região do bairro Coxipó, uma na Central de Regulação, à Rua Dom Bosco, e três bases em Várzea Grande: uma no Pronto Socorro Municipal, uma no bairro Cristo-Rei e uma no Trevo do Lagarto.
Em 2009 o SAMU 192 apresentava uma cobertura populacional de 30% do Estado de Mato Grosso, sendo 05 ambulâncias na baixada Cuiabana, 04 na Macro Região Sul Mato-Grossense (Rondonópolis) e 04 na Macro Região de Tangará da Serra. “No ano de 2010 essa cobertura foi ampliada e passamos a ter uma cobertura populacional de 65% em todo o estado”, relatou o Diretor.
Hoje o Serviço de Assistência Móvel de Urgência (SAMU – 192) ostenta o status de atendimento acordados com o padrão mundial, significando um reforço ao aperfeiçoamento dos conhecimentos do Corpo Técnico que agrega o serviço, sendo contemplado com o Curso ofertado pela USP (Universidade de São Paulo) de Atendimento Pré Hospitalar de Suporte de Vida, no que rege os Protocolos Universais do Serviço.
O Diretor do SAMU 192 anunciou, para o 1º semestre de 2011, “a ampliação da cobertura populacional, que era de 65%, para um total de 85% introduzindo o serviço nas macro-regiões de Sinop (14 municípios), Cáceres (12 municípios), Pontes Lacerda (10 municípios) e Alta Floresta (06 municípios). A expectativa é ampliarmos o atendimento para mais 42 municípios no 1º semestre de 2011”.
Daoud Abdallah informou, ainda, que a construção da nova sede do SAMU 192 (com novas salas, nova Central de Regulação, e Auditório) já esta em andamento, no antigo hospital Modelo, com previsão de entrega para Janeiro de 2011.
fonte/secom