A euforia do carnaval combinada com excesso de álcool muitas vezes favorece acidentes em todas as partes do país. Por isso, é importante que os bancos de sangue estejam abastecidos durante esse período. Mas não é o que acontece nos Hemocentros, onde a situação é crítica, é o que explica o Hospital Beneficente Santa Helena (HBSH). Neste período de festa o número de doações costuma baixar pelo fato de muitos doadores participarem das festas alusivas à data ou viajarem para aproveitar o feriado prolongado, em contrapartida à demanda de sangue nas emergências dos hospitais tende a aumentar.
“Geralmente na véspera de grandes festas, existe uma queda significativa da procura pelas doações de sangue. As pessoas deixam de procurar os hemocentros, porque estão envolvidas, às vezes buscando festas, etc, e existe um aumento das demandas pela doação de sangue, uma vez que, as pessoas às vezes abusam, têm grandes acidentes, existe uma grande mobilidade nessa época”, lamentou Givanildo Vieira da Cunha, coordenador técnico do Hemosan, Centro de Hematologia e Hemoterapia de Cuiabá.
Cunha disse que ainda existem mitos sobre a doação de sangue mas declara que é um ato totalmente seguro. “As vezes as pessoas deixam de procurar um Hemocentro por falta de informação, mas não tem segredo. É um ato simples e importante, que pode ajudar a salvar muitas vidas”, disse ele.
O Hemosan funciona todos os dias, das 07h às 17h30, inclusive em horário de almoço. “Nós estaremos funcionando normalmente nos dias de Carnaval, portanto, convidamos a todos os doadores e aqueles que nunca fizeram doação para vir até nós. Temos uma equipe preparada para recebe-los”, convidou Cunha acrescentando ainda que todos os tipos sanguíneos podem ser doados, mas que os mais procurados são O+ e O-.
Para o presidente do Santa Helena, Dr Marcelo Sandrin, se cada um fizer a sua parte teremos um Carnaval com muito mais alegria.
“Nós do hospital, fazemos esse trabalho de conscientização diariamente com nossos colaboradores e pacientes. Chamamos a atenção da população para esse gesto nobre”.
A Hemosan está localizada na Rua Maria do Carmo, bairro Santa Helena.
Quem pode doar sangue
• Homens e mulheres com idade a partir de 18 até 69 anos, 11 meses e 29 dias.
• Doadores de 16 e 17 anos são aceitos na doação se acompanhados dos pais e/ou responsável legal.
• Após 60 anos, ambos os sexos, podem doar a cada seis meses (2 vezes por ano).
• O doador deve estar em boas condições de saúde (sem gripe, resfriado, diarreia ou alergias), sem feridas e/ou machucados pelo corpo ou na boca.
• Homens e mulheres que tenham mais de 50 kg.
• Pessoas alimentadas (o doador NÃO deve estar em jejum). Fazer refeições leves e não gordurosas nas últimas 4 horas que antecedem a doação.
• Que não tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem a doação.
• Que não tenha fumado nas 2 horas que antecedem a doação.