A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Várzea Grande (SMEC/VG) inicia, a partir do dia 16.04, o programa de Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar) para os docentes da Rede Municipal de Ensino. Ofertado em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e Governo do Estado, o Gestar contribuirá para a formação continuada dos professores habilitados em Língua Portuguesa das séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). A expectativa é de que mais de 50 educadores participem deste programa.
Para a coordenadora pedagógica da SMEC/VG, Catarina Cortez, a educação não pode ficar restrita a conceitos. “É preciso investir no professor, pois só assim o ensino será qualificado e os alunos obterão resultados satisfatórios enquanto estudantes e cidadãos”. De acordo com a coordenadora do Gestar em Mato Grosso, Benedita Pinheiro, a disciplina de Língua Portuguesa, juntamente com a Matemática, possui um grande índice de rejeição e dificuldade entre os alunos de todas as séries.
As aulas do programa de Gestão da Aprendizagem Escolar serão conduzidas por professores já treinados por funcionários do MEC, em 2005, para o desempenho da função. O calendário se encerra no mês de setembro.
O secretário municipal de Educação e Cultura de Várzea Grande, Elismar Bezerra Arruda, lembra que os encontros para capacitação são oferecidos, frequentemente, pela equipe pedagógica do órgão. Para este primeiro semestre letivo, o calendário de cursos de capacitação elaborado pelos técnicos da SMEC/VG contempla as áreas de Geografia, Ciências, História, Matemática e Filosofia. Os educadores que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI”s) também passarão por qualificação específica.