Dando continuidade ao processo de capacitação dos professores da Rede Municipal de Ensino, a Secretaria de Educação e Cultura (SMEC/VG), foi realizado um encontro com 31 docentes das escolas distritais.
No período matutino, estiveram presentes representantes das 11 unidades localizadas na área rural da cidade: EMEB Antônia Felipa, EMEB Antônio Lino, EMEB Benedito Abrão, EMEB Elvira Martins, EMEB Estevão Ferreira, EMEB Euraide de Paula, EMEB Felícia Joana, EMEB Dr. Gabriel Muller, EMEB Dr.João Ponce, EMEB Maria de Lourdes Toledo, EMEB Vereador Zeno de Oliveira.
De acordo com informações da coordenadoria pedagógica da SMEC/VG, responsável pela capacitação, os educadores receberam informações acerca da metodologia de ensino (Escola Ativa) aplicada a essas escolas, uma vez que muitos são novatos no que se refere às classes multisseriadas. Lembrando que essas unidades ofertam apenas os anos iniciais do Ciclo Básico de Alfabetização Cidadã (CBAC).
Em virtude dessa especificidade, o plano anual de trabalho é o mesmo para todas as 11 escolas. “É importante destacar que o planejamento das atividades é realizado de forma coletiva, nós (SMEC/VG) auxiliamos o processo”, ressalta a técnica da Secretaria Adriana Roberta. Durante o encontro, o calendário para reuniões foi discutido e elaborado. Assim, estabeleceu-se que, no decorrer delas, além da troca de experiências entre os professores das distritais, oficinas voltadas às áreas do conhecimento serão realizadas ao longo do ano letivo.
MULTISSERIADA – O projeto Escola Ativa é uma estratégia metodológica criada para combater a reprovação e o abandono da sala de aula pelos alunos das escolas rurais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Foi desenvolvido especificamente para as classes multisseriadas, onde alunos de diferentes idades e séries realizam suas atividades escolares na mesma sala de aula.
Para garantir a melhoria da qualidade da educação no meio rural, o Projeto utiliza diversos recursos, desde a auto-aprendizagem e o trabalho em grupo, até o ensino por meio de módulos e livros didáticos especiais. Além disso, a Escola Ativa estimula a participação da comunidade e viabiliza a capacitação e atualização dos professores.
Fonte: MEC