Os professores das salas multifuncionais de Cuiabá, responsáveis pelos trabalhos desenvolvidos com as crianças com deficiência da rede municipal de ensino, estão participando durante esta semana de uma capacitação voltada a atividades que trazem softwares referentes à tecnologia assistiva. É um momento de repasse do curso “Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa no Processo de Inclusão”, do qual participaram, em Porto Alegre, as professoras Vaniuza Wronske, e Suzi Belo, que também atuam nas salas multifuncionais.
Este investimento da Secretaria Municipal de Educação (SME) na capacitação desses profissionais vem agregar conhecimentos a fim de melhorar o atendimento oferecido para aqueles que merecem uma atenção especial. E para proporcionar esse serviço de forma adequada, é necessário estar em constante atualização.
A psicóloga da Educação Especial da SME, Ivone Ricci, trabalhou nas Faculdades Evangélicas Cantares de Salomão (FEICS), a temática teórica sobre a tecnologia assistiva, explicando sobre como é a visão da criança inserida no mundo virtual, proporcionando o entendimento necessário para a segunda etapa da capacitação, que está acontecendo na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maria Dimpina, e consiste no desenvolvimento de jogos virtuais.
“A tecnologia é muito importante e pode ser usada de forma muito positiva, ajudando a criança no desenvolvimento de suas atividades e respeitando suas limitações, mas o papel do professor é fundamental, pois é ele quem vai saber oferecer o jogo adequado às condições de cada aluno, motivar cada criança a interagir e produzir. É o professor que faz essa intervenção entre a criança com deficiência e o meio tecnológico”, explicou Ivone.
Cuiabá conta hoje com 43 salas multifuncionais no ensino público municipal. Este acompanhamento é gratuito e acontece de duas a três vezes por semana. A rede já conta com 60 professores especializados nas escolas e seis em creches, que acompanham as crianças com limitações visuais, motoras, auditivas, mentais, entre outras.
_____________________________________________________________________