Enquanto a contaminação do vírus COVID-19 avança aceleradamente no estado de Mato Grosso, os governos municipais e estadual exigem que o ano letivo de 2020 seja cumprido na educação básica. Então, sem segurança sanitária suficiente para que as aulas presenciais possam voltar, o ensino à distância foi implementado tão rápido quanto a propagação do vírus.
Com essa mudança, os próprios trabalhadores da educação pública decidiram realizar uma pesquisa através de um questionário online, entre as professoras e professores, para saber de que forma esse ensino à distância tem impactado a vida desses profissionais e conhecer mais a fundo as mudanças nas condições de trabalho da categoria.
Em um vídeo divulgado nas redes (anexo), alguns desses professores convidam os colegas a participarem da pesquisa. “Você está tendo dificuldade? Tem trabalhado mais para aprender a usar os programas e produzir as aulas? Como tem se sentido frente a essas mudanças? Perdeu alguém para a Covid-19? Como está o seu emocional?”, são algumas das perguntas feitas pelos servidores Jairo Pereira de Souza e Nayanne Dias Araújo.
.
Em seguida, informam o objetivo da pesquisa e convidam os colegas. “Queremos saber a fundo qual é a nossa realidade”, afirma outro servidor.
O questionário ficará disponível até dia 10/09/2020, e os dados coletados serão divulgados na página do Facebook do coletivo de trabalhadores. A pesquisa pode ser respondida no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScP11WVA-bt7HOovNH9hVzCRQEs-rgi7g77_I4OuQegBunDtw/viewform
Mais informações no Facebook Sintep Cuiabá Oposição Alternativa de Luta: https://web.facebook.com/oposicaosintepcba.