O presidente da Comissão Internacional, deputado Gilberto Cattani (PL), destacou…
Durante a reunião da Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (11), foram ouvidos representantes de empresas internacionais que tem interesse em investir no território mato-grossense. As empresas interessadas são a Rio Novo, Verde Corpos do Grupo Sobek e uma empreendedora de reciclagem de origem italiana.
O presidente da Comissão Internacional, deputado Gilberto Cattani (PL), destacou a importância desses investidores para o estado, “para nós é um motivo de grande alegria recebe-los, e através disso por meio dessa comissão possa produzir bons frutos”.
Um dos técnicos da Comissão Internacional convidado para dialogar com a mesa, o doutor Wilson Quintero, formado na área jurídica no âmbito do Agronegócio e Urbanismo, ex-deputado estadual pelo estado do Paraná, com experiência nas relações internacionais, enfatizou a importância das relações com os órgãos de outros estados e países.
“O projeto que já esta em andamento pela comissão, que nos já estamos tratando para criarmos uma agenda positiva que irá apresentar uma série de metas para o desenvolvimento do estado de Mato Grosso”, pontuou Wilson Quintero.
Representando uma empresa de reciclagem de pneus e produtos orgânicos da Itália, o diretor da Terbo no estado de São Paulo, Flavio Furtado, ressaltou que o desafio é melhorar a infraestrutura mato-grossense para que a matéria prima do estado avance nos principais mercados do país e exterior.
“Mato Grosso esta com um desafio muito grande, as distâncias entre as regiões produtoras e os terminais que importam os insumos orgânicos necessários, estão em média á dois mil km de distância dos portos brasileiros”, destacou Flavio Furtado. Ainda de acordo com diretor da Terbo, o mercado brasileiro está bem visto no exterior, graças aos investidores principalmente de Mato Grosso, são muito procurados por empresários de outros países.
O deputado Wilson Santos (PSD), destacou que o centro oeste em especial Mato Grosso é o centro das oportunidades de expansão de negócios, “Mato Grosso é o terceiro maior produtor de soja do planeta, e a cada ano o estado de Mato Grosso surpreende o mundo, quero parabenizar o presidente, deputado Gilberto Cattani pela escolha dos convidados que nos tem muito a nos ensinar”.
O deputado Júlio Campos (União), salientou a importância em ter os três principais pilares em infraestrutura modal, “Por isso quero cumprimentar esses projetos que Mato Grosso tenha essas três principais qualidades que o Flavio Furtado disse e que nosso estado seja um grande produtor de alimentos ”.