“É uma alegria e uma grande responsabilidade representar o Brasil e, especialmente, Cuiabá, em um festival tão prestigiado”.
“Celeste”, esse é o título da produção cinematográfica de curta-metragem produzida por artistas mato-grossense que concorre e é finalista no WideScreen Film & Music Vídeo Festival, que será realizado no Canadá, entre os dias 7 e 10 de dezembro deste ano. O curta foi produzido por Thyago Mourão, dirigido e interpretado por Eduardo Butakka. Os artistas cuiabanos contaram com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel) para a viagem.
Além de divulgar a produção mato-grossense internacionalmente, Butakka e Mourão vão oferecer oficinas gratuitas sobre produção de conteúdo para a comunidade do bairro Pedra 90, em Cuiabá, como contrapartida.
“É uma alegria e uma grande responsabilidade representar o Brasil e, especialmente, Cuiabá, em um festival tão prestigiado”, comenta Butakka.
O audiovisual conta a história de uma artista transformista que adapta seus shows para a internet durante o isolamento social da pandemia. Em 2023, o filme rendeu a Eduardo o Prêmio Prata de Melhor Ator em Nova Iorque e outros prêmios em festivais na Índia e em Portugal.
Sobre o Festival:
O WideScreen Film & Music Vídeo Festival foi criado em 2015, tendo como objetivo incentivar a criatividade, oferecendo aos cineastas e artistas oportunidades de aprendizado e networking com profissionais da indústria. Este ano o evento recebeu mais de 17 mil inscrições e selecionou apenas 200 obras, entre elas a obra produzida pelos cuiabanos.