Após uma denúncia realizada nesta quarta-feira (04), o Procon de Cuiabá esteve na Droga Master para orientar o estabelecimento a respeito de precificação confusa e possível cobrança divergente de produtos para pagamentos em dinheiro e no cartão.
“Recebemos uma denúncia onde um determinado pacote de absorventes apresentava dois preços diferentes. A cliente acreditava que o valor mais alto era referente à cobrança no cartão e o menor condizia com o pagamento em dinheiro. Além disso, a denunciante apontou que o desconto dado no pagamento havia sido inferior ao exposto na embalagem”, afirma Carlos Rafael Carvalho, diretor-executivo do Procon Municipal.
No entanto, durante a fiscalização ficou constatado que as duas etiquetas referiam-se ao preço original e ao preço com desconto do produto, sendo que o menor valor é o que foi pago pelo cliente. “No entanto, a precificação gera confusão e pode dissuadir o consumidor na farmácia”, conta Carlos.
“A precificação não é precisa e a presença de dois valores em cada produto do estabelecimento, seja ele de uso dermatológico ou não, pode gerar questionamentos por parte do consumidor. A informação deve estar exposta claramente”, diz.
Segundo o consultor da rede de farmácias Droga Master, Douglas Silva Amorim, a confusão de preços no caso desta denúncia aconteceu no momento da etiquetação do produto, mas que a diferença paga pela cliente fora automaticamente reembolsada em dinheiro.
“A situação aconteceu na hora mais movimentada do dia, mas logo a atendente percebeu o ocorrido e devolveu os R$ 0,10 de diferença pagos pela consumidora, além de anotar o caso no relatório de caixa para conhecimento de todos”, revela Douglas.
O Procon também aproveitou a oportunidade para avaliar a farmácia de forma geral, conferindo alguns requisitos essenciais como presença do Código de Defesa do Consumidor e informações visíveis do Procon tanto na nota fiscal como no estabelecimento. A Droga Master foi notificada a respeito da precificação confusa e deve se adequar a fim de facilitar o entendimento do cliente.
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