Orientação é sempre procurar um canal oficial do órgão para informações
O Procon Estadual de Mato Grosso, vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), reforça o alerta para e-mails falsos enviados a consumidores e fornecedores em nome do órgão. As mensagens são encaminhadas com os números de processo e protocolos, comunicando a abertura de reclamação contra uma empresa e solicitando comparecimento ao Procon para esclarecer os fatos e providenciar uma solução adequada e direcionando para links falsos para verificar dados da notificação.
Esses links podem conter vírus e causar danos ao computador ou à rede do usuário. Outro risco é ter acesso a dados privados dos consumidores.
A coordenadora de Atendimento e Orientação em exercício, Ana Rachel Gomes, explica que o Procon não envia links para acessar dados de processo em andamento, portanto, o consumidor não deve acessar esses links e sempre procurar um canal oficial do órgão para informações.
De acordo com a coordenadora, o golpe dos e-mails falsos em nome do Procon está acontecendo em várias cidades e estados do País. Em junho, o Procon-MT já havia alertado a população para esse tipo de golpe. Na quinta-feira (10.08), três pessoas procuraram o Procon para relatar que receberam esse tipo de e-mail.
Ana Rachel destaca que essa é mais uma entre as diversas modalidades de fraudes virtuais. “Nunca acesse links recebidos por mensagens – e-mail, SMS, WhatsApp – e redes sociais, pois o risco de cair em um golpe é muito grande. Os Procons não cobram por seus serviços e não solicitam depósitos de valores por PIX ou outros canais”, ressalta a coordenadora.
Contato
¿¿¿¿¿¿¿
Todas as notificações do Procon-MT a consumidores e fornecedores são encaminhadas via sistema ProConsumidor (pelo domínio @proconsumidor.mj.gov.br) ou pelo e-mail: procon.processo@setasc.mt.gov.br. Outras formas de contato são pelo WhatsApp (65) 99228-3098 (apenas mensagem de texto) e correspondência enviada pelos Correios.