O Procon Estadual comemora nesta terça-feira (15.03), das 9h às 17h, na Praça Ipiranga, em Cuiabá, o Dia Mundial do Consumidor. A atividade realizada em conjunto com diversos parceiros visa orientar o cidadão sobre a legislação consumerista e oferecer serviços, como aferição de pressão, corte de cabelo e apresentações culturais. A abertura será feita pelo secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Inácio Dias Lessa, e pela superintendente de Defesa do Consumidor, Gisela Simona Viana de Souza.
Este ano, a comemoração do Dia Mundial dará ênfase aos Serviços Essenciais mais reclamados no Procon Estadual, como energia elétrica, telefonia fixa e móvel e água. Das quase quatro mil reclamações registradas pelo órgão em 2010, os Serviços Essenciais forma os mais demandados.
“Além de esclarecer os direitos e deveres do consumidor, os fornecedores das empresas desses serviços firmaram um compromisso com o Procon de atender os consumidores na Praça para a resolução de conflitos”, destaca a superintendente do Procon Estadual, Gisela Simona.
O objetivo é sensibilizar a população quanto à importância de conhecer seus direitos e deveres e apresentar os órgãos governamentais e não-governamentais que prestam serviços ao cidadão em diversas áreas. O órgão espera superar o número de 29 mil atendimentos realizados no evento do ano passado.
Como parte da comemoração do Dia Mundial do Consumidor, a equipe de conciliadores do Procon vai realizar um mutirão entre os dias 14 e 18 de março, para tentar solucionar, por meio das audiências, os conflitos relacionados aos Serviços Essenciais.
Devido às comemorações, apenas o setor de protocolo do órgão funcionará no dia 15, das 12h às 18 horas. Mas o consumidor poderá registrar sua reclamação no posto do Ganha Tempo. Mais informações pelos telefones 151 ou 3613-8500.