quinta-feira, 07/11/2024
InícioCidadeProcon Cuiabá lança cartilha eletrônica para orientar pais sobre rematrícula escolar

Procon Cuiabá lança cartilha eletrônica para orientar pais sobre rematrícula escolar

Uma cartilha eletr&ocircnica para o per&iacuteodo de rematr&iacutecula escolar vai orientar os pais da Capital sobre regras e condutas permitidas na hora de fechar o contrato com a institui&ccedil&atildeo de ensino para o ano letivo de 2017. Institu&iacuteda pelos Procons de todo o pa&iacutes, a ferramenta visa esclarecer d&uacutevidas frequentes e alertar a respeito de posturas ilegais cometidas anualmente por algumas unidades escolares particulares. A cartilha do &oacuterg&atildeo cuiabano estar&aacute dispon&iacutevel na p&aacutegina inicial do site da Prefeitura de Cuiab&aacute e na fanpage do Procon Cuiab&aacute para consulta.

&nbsp

Com a chegada do final do ano, muitas escolas come&ccedilam a enviar aos pais e alunos os novos contratos para 2017, com reajuste de matr&iacutecula e at&eacute mesmo lista de compra de materiais necess&aacuterios. Para que alguns erros n&atildeo perpetuem, estamos emitindo um alerta did&aacutetico para consulta, explicando quais s&atildeo os direitos e deveres das institui&ccedil&otildees e do contratante do servi&ccedilo. Dentre as d&uacutevidas frequentes est&aacute a cobran&ccedila de taxa de matr&iacutecula, que deve ser descontada da anuidade ou semestralidade (quando for o caso de cursos semestrais), n&atildeo sendo apresentada como valor adicional, conta Carlos Rafael Carvalho, secret&aacuterio-adjunto de Prote&ccedil&atildeo e Defesa do Consumidor.

&nbsp

Algumas das condutas a ser seguidas pelas institui&ccedil&otildees implicam no reajuste da anuidade ou semestralidade escolar. De acordo com a Lei Federal n&deg 9.870/99 e o C&oacutedigo de Defesa do Consumidor (CDC), o aumento da cobran&ccedila s&oacute pode ocorrer uma vez por ano e deve corresponder a gastos previstos para o aprimoramento do projeto did&aacutetico-pedag&oacutegico e despesas com sal&aacuterios e reformas, por exemplo. &Eacute fundamental tamb&eacutem que haja o pleno esclarecimento ao consumidor sobre a origem dos reajustes. Quanto &agrave multa por atraso no pagamento, &eacute permitido apenas 2% sobre o valor da mensalidade.

&nbsp

Em se tratando de material escolar, &eacute comum algumas escolas imporem compras ligadas &agraves necessidades b&aacutesicas de funcionamento da institui&ccedil&atildeo, tal como a recomenda&ccedil&atildeo de lojas espec&iacuteficas para a aquisi&ccedil&atildeo dos produtos ordenados. Proibida por lei, a medida contraria os direitos de escolha do consumidor, al&eacutem de responsabiliza-lo por aspectos que s&atildeo de inteira obrigatoriedade da unidade.

&nbsp

A institui&ccedil&atildeo de ensino n&atildeo pode exigir do aluno materiais de uso coletivo, como giz, canetas para quadro branco, material de limpeza, papel higi&ecircnico, copos, entre outros. Indicar determinadas marcas tamb&eacutem &eacute proibido. &Eacute importante que o consumidor tenha a liberdade de buscar os melhores pre&ccedilos e condi&ccedil&otildees de pagamento. Em rela&ccedil&atildeo &agrave inadimpl&ecircncia, medidas que constranjam o aluno no ambiente escolar s&atildeo terminantemente vedadas. Penalidades pedag&oacutegicas, restri&ccedil&atildeo de documentos e suspens&atildeo de provas exp&otildeem o aluno, gerando um desconforto desnecess&aacuterio, revela Carlos Rafael.

&nbsp

Em caso de descumprimento da lei, &eacute fundamental que o consumidor efetue uma den&uacutencia. Em situa&ccedil&otildees generalizadas que compreendem diversos pais, uma reclama&ccedil&atildeo coletiva pode ter efeito maior na institui&ccedil&atildeo. Para formalizar uma denuncia junto ao Procon, &eacute preciso nome, endere&ccedilo, CNPJ e telefone da escola motivo da reclama&ccedil&atildeo, citando as condi&ccedil&otildees em que adquiriu o produto ou solicitou a presta&ccedil&atildeo de servi&ccedilo solu&ccedil&atildeo desejada c&oacutepias dos documentos referentes &agrave reclama&ccedil&atildeo e do RG, CPF e comprovante de resid&ecircncia do consumidor.

&nbsp

As den&uacutencias podem ser feitas na unidade do Procon Cuiab&aacute, pelos telefones: 151 e 156 ou atrav&eacutes de smartphones, pelo aplicativo Procon Cuiab&aacute, dispon&iacutevel nas plataformas Android e IOS.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes