A prefeitura de Várzea Grande está digitalizando todos os processos solicitados pelos cidadãos em todas as secretarias municipais. Isso significa mais agilidade no atendimento público. Com o novo sistema, as pessoas poderão acompanhar via internet o andamento do pedido até sua conclusão. Outra vantagem é que o morador receberá uma ligação telefônica informando sobre a conclusão dos serviços.
Uma empresa que presta assessoria na área de informática mostrou o equipamento para todos os secretários da prefeitura. A reunião foi realizada na central de arrecadação do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), na Avenida Ponce de Arruda.
Segundo o secretário de Fazenda, Bolanger José de Almeida, quando um cidadão pede um reparo de energia elétrica na respectiva secretaria, fica estabelecido um prazo para o conserto. “Então, o morador recebe um protocolo eletrônico e acompanha todos os passos do conserto. Os secretários, e o próprio prefeito no caso, acompanham em tempo real e sabem sobre o andamento dos pedidos”, explica. O sistema prevê o uso de intranet (um ambiente de rede para troca de informações on-line entre servidores que ficam dentro da prefeitura) e a própria internet.
Para Bolanger, o sistema digital reduz custo porque elimina papel, horas trabalhadas dos servidores e propicia o acompanhamento dos processos, entre pedidos dos cidadãos e dos contribuintes.