O príncipe Charles, da Grã-Bretanha, apresentou uma iniciativa ambiental pela qual se comprometeu a trocar jatinhos e helicópteros pelo uso de transportes públicos e carros movidos a biodiesel.
Aquecedores a lenha, bicicletas para seus funcionários em Londres, mais eficiência energética em suas casas de campo —o herdeiro do trono está determinado a reduzir suas emissões pessoais de carbono, num momento em que o combate ao aquecimento global é uma das prioridades na agenda política britânica.
“Estamos consumindo recursos do nosso planeta num ritmo tal que, com efeito, estamos vivendo de crédito, vivendo um tempo emprestado”, alertou Charles.
Alvo de piadas no passado ao admitir que conversava com as plantas em seu jardim para ajudá-las a crescer, Charles há anos defende apaixonadamente as causas ambientais, promovendo a agricultura orgânica e sustentável. Agora, ele leva sua cruzada para dentro de casa.
Sempre que possível, ele se compromete a deixar de lado os helicópteros particulares e os jatinhos fretados para embarcar em vôos e trens de carreira. Seus automóveis Jaguar estão sendo substituídos por modelos 100 por cento movidos a biodiesel.
Os funcionários do príncipe na residência oficial de Londres, a Clarence House, receberão duas bicicletas para circularem pela capital. Numa cidade sempre engarrafada, o transporte sobre duas rodas pode ser mais prático, além de ambientalmente mais correto.
“Tentaremos reduzir nossas emissões de carbono em tudo, de viagens à forma como ele comanda seu próprio lar”, disse um porta-voz do príncipe na sexta-feira à Reuters.