domingo, 22/12/2024
InícioSaúdePrevenção e diagnóstico ao câncer bucal continuam até dia 27 deste mês

Prevenção e diagnóstico ao câncer bucal continuam até dia 27 deste mês

Criar hábitos de prevenção e proteção da saúde bucal na população. É com esse objetivo que o curso universitário de Odontologia do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) realiza o programa de Diagnóstico de Prevenção do Câncer Bucal. Os serviços gratuitos tiveram início no último dia 13.11. Para quem ainda não fez o diagnóstico a ação se repetirá nos dias 16, 23 e 27 deste mês, na clínica odontológica da instituição.

Os objetivos do evento incluem conscientizar a população do município de que esse tipo de doença é de fácil identificação, mas como não provoca dor e nem incomoda o diagnóstico, acaba sendo descoberto tardiamente, e, por isso acaba sendo fatal.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil ocupa o 4º lugar em incidência de câncer bucal no mundo e cerca de 10% dos tumores malígnos do corpo humano em brasileiros, estão localizados na boca. Nos últimos 30 anos, por exemplo, verificou-se que a incidência do câncer de boca no Brasil tem aumentado. Muitos desses casos são diagnosticados numa fase muito tardia, levando o paciente a cirurgias complicadíssimas e até a mutilações.

O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de úlceras (feridas) de difícil cicatrização, com possibilidade de sangramento. As pessoas também têm dificuldades na fala, mastigação e deglutição, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de ínguas no pescoço.

Segundo dados do Inca, as pessoas mais propensas ao câncer bucal são aquelas com idade superior a 40 anos, fumantes, que bebem e não se alimentam bem. Há ainda grande incidência em pessoas que tenham próteses dentárias mal adaptadas ou que fiquem muito tempo expostos à luz solar. O auto-exame da boca deve ser realizado a cada seis meses.

A pessoa deve ficar em frente a um espelho, num local iluminado e observar sinais como mudança de cor da mucosa, endurecimentos, feridas e áreas dormentes. Em caso de suspeita, o cidadão deve procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência. O diagnóstico e o tratamento são gratuitos pelo Sistema Único de Saúde.

CÂNCER – A neoplasia ou tumor maligno é uma doença caracterizada pelo crescimento descontrolado de células anormais. Estas células apresentam comportamento agressivo e incontrolável, determinando a formação de tumores. Elas invadem os tecidos e órgãos podendo disseminar para outras regiões do corpo (metástase).

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO GRATUITO- Restaurações, raspagens, profilaxias, extrações e orientações de higiene bucal são alguns dos serviços odontológicos oferecidos aos moradores de Várzea Grande pela Prefeitura Municipal. Na policlínica do bairro 24 de Dezembro, assim como nas do Cristo Rei, Parque do Lago e Jardim Glória, os pacientes têm atendimento completo.

Nos postos da Cohab Nossa Senhora da Guia, Água Limpa e Jardim Imperial, bem como nos PSFs Unipark e Vila Artur, os moradores recebem o atendimento básico, mas são encaminhados para outras unidades, conforme a necessidade. As creches municipais Tia Lucimar e São Domingos Sávio atendem as crianças no próprio local. Além da Fundação Eliane Gomes e o Caic do bairro Cidade de Deus, o Centro de Especialidades Médicas, conhecido como “Postão” e o Pronto-socorro de VG também realizam atendimento odontológico. Para ser atendido, basta procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência. O atendimento é gratuito.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes