A chama pan-americana chegou a Brasília nesta segunda-feira, onde foi recebida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela primeira-dama Dona Marisa Letícia. O presidente acendeu a tocha pan-americana e a entregou ao ex-nadador Gustavo Borges e à jogadora de vôlei Sandra Pires.
A chama seguiu do aeroporto para o Palácio do Planalto, onde foi recebida pelo presidente da República, pelo ministro dos Esportes, Orlando Silva, e pelo governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda.
Lula brincou que não poderia falar de improviso porque a cerimônia estava cheia de embaixadores e ele poderia revelar, sem querer, algum segredo dos atletas brasileiros para a competição. Mas, depois de ler seu discurso, o presidente largou o texto e defendeu que os países latino-americanos devem organizar esses tipos de eventos.
“A gente não pode deixar para testar no dia que for começar, para que esse Pan-Americano seja um cartão postal para que o mundo inteiro saiba que estamos preparados para o Pan. a Copa do Mundo e a Olimpíada”, disse Lula.
O ministro dos Esportes garantiu que a cidade-sede estará preparada para a competição. “Queria dar-lhe a segurança absoluta que o Rio de Janeiro estará pronto para fazer um Pan-Americano histórico a partir de 13 de julho”, disse o ministro ao presidente Lula. “Faremos o Pan 2007 um grande sucesso esportivo e de público.” Orlando Silva também defendeu que as obras feitas para os Jogos ajudarão a melhorar as condições sociais dos cariocas.
Outros 23 atletas da cidade carregarão a tocha em um percurso que inclui os principais pontos de Brasília e da cidade satélite de Taguatinga.
AP/Eraldo Peres
O embaixador do México, Andrés Valencia Benavides, o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Vital Severino Neto, atletas olímpicos e paraolímpicos e parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado Federal também participaram da cerimônia.
O revezamento da tocha começou na última terça-feira, em Santa Cruz Cabrália (BA) e já percorreu outras oito cidades no Brasil: Porto Seguro (BA); Goiânia (GO); Ouro Preto (MG); Belo Horizonte (MG); Vitória (ES); Salvador (BA); Canindé de São Francisco (SE) e Aracaju (SE). A tocha passará por 52 localidades, que vão representar os 42 países das Américas, até chegar ao Rio de Janeiro, no dia 13 de julho, para a abertura dos Jogos Pan-Americanos.
US