83% dos eleitores têm biometria registrada, o que agiliza o processo
Está chegando a hora de ouvir aquela frase que se repete a cada quatro anos: é hora de exercer a cidadania e fazer valer o seu direito de escolha. Para muita gente, é algo automático, uma obrigação que envolve paciência. Mas antes de sair de casa correndo para votar no próximo domingo, dá uma olhada nessas dicas que separamos para você não ter dor de cabeça na hora de votar.
Primeiro de tudo, não esquece seus documentos, tá? Físicos ou digitais. O TSE diz que você pode levar um documento oficial com foto, como RG, CNH, passaporte ou até a carteirinha de categoria profissional, junto com o título de eleitor.
Certeza de que nessa hora você pensou: onde eu guardei o meu? Bate até um desespero. Fica esperto que a versão digital do título de eleitor, o e-Título, também vale como documento.
Mas se for usar, baixa o app antes de sair de casa, viu? Conselho do tio: baixa hoje pois em alguns telefones (iPhone, por exemplo) o app desaparece por falta de uso e para reinstalar é preciso lembrar seu colégio de votação. Então evite a fadiga e faça antes tá?
Já que falei nisso, vem a segunda dica: para evitar aquela fila gigante, que tal dar uma conferida no seu local de votação antes? É só entrar no site do TSE ou no e-Título (depois de reconfigurado) e verificar.
Dionisio, você acabou de falar que preciso lembrar onde voto, então não teria erro. Teria sim. Às vezes, o lugar muda e a gente nem fica sabendo. Melhor prevenir do que remediar, né?
E como fila é sempre um problema nesses dias, aqui vai a lista (tirada do site do TSE) de quem tem prioridade para votar: candidatas e candidatos; juízas e juízes eleitorais, bem como auxiliares de serviço; servidoras e servidores da Justiça Eleitoral; promotoras e promotores eleitorais; policiais militares em serviço; idosas e idosos com idade igual ou superior a 60 anos; pessoas com deficiência; pessoas com mobilidade reduzida; pessoas enfermas; pessoas com transtorno do espectro autista; pessoas obesas; gestantes; lactantes; pessoas com crianças de colo; pessoas doadoras de sangue. O benefício se estende ao acompanhante e quem doou sangue deve levar o comprovante com validade de 120 dias. Sabendo disso, nada de se estressar hein?
E como tempo é ouro, a Terceira dica diz que a fila só anda se fizermos bem a nossa parte. Somos cerca de 155 milhões de eleitores em todo o país, temos cerca de 15 milhões de idosos aptos ao voto e 20 milhões de jovens. Pensa no tanto de gente com velocidades diferentes.
Aí a próxima pergunta será bem importante: já está com seus candidatos na ponta da língua? Se não, relaxa! Você pode levar uma “cola” com os números dos seus escolhidos. Mas assim como na escola, aqui não pode mostrar para ninguém na hora de votar, hein? O voto é secreto, lembra? E boca de urna dá cadeia.
Presta atenção, ao todo são sete números. Nestas eleições municipais vamos votar para prefeito, então você digita os 2 números que identificam o seu candidato. Já para vereador são cinco números.
Ah, e não se esqueça: celular na cabine de votação é proibido! As selfies na hora H também são proibidas. Se você é um selfie-viciado, o melhor é deixar o aparelho com o mesário antes de entrar para votar. Assim você evita dor de cabeça e ainda agiliza o processo.
Outra dica de ouro: é chegar cedo. Quanto mais cedo você for, mais rápido volta para casa. As seções eleitorais abrem às 8h e fecham às 17h. Quem estiver na fila até esse horário ainda pode votar. Os mesários vão organizar quem está na fila e irão garantir esse direito.
Votar é um direito e um dever. Se por algum motivo você não puder comparecer, justifique sua ausência. Dá para fazer isso pelo e-Título no dia da eleição ou depois em um cartório eleitoral. É rápido, evita multas e futuras dores de cabeça. Ah o voto em trânsito não vale para as eleições municipais hein? Se não está no domicílio eleitoral, a única opção é justificar.
O site do TSE (www.tse.jus.br) tem na página principal os links para mais informações e orientações. Uma dica delas é que você pode ajudar a manter as eleições limpas. Denúncias sobre propaganda eleitoral irregular, podem ser feitas pelo app Pardal.
Então é isso! Guarde e repasse essas dicas, com elas a sua ida às urnas vai ser um pouco mais tranquila. Exerça a cidadania com responsabilidade e consciência, seu voto faz a diferença! E para saber como será o dia da eleição e se seu candidato foi eleito, acompanhe toda a cobertura aqui pelo R7 e também pela RECORD.